As projeções de elevação da taxa Selic, de 9,50% para 9,75% ao final de 2025, por economistas consultados pelo Banco Central (BC), reforçam um ambiente mais favorável para investimentos seguros, ou seja, os que oferecem menor risco em comparação com outras alternativas disponíveis no mercado financeiro.
De acordo com a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, este cenário é um bom momento para os investidores, especialmente os conservadores, que dão atenção às aplicações de renda fixa, pois oferecem segurança e retornos atrativos.
A executiva lembra que a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, influencia diversas taxas de juros do mercado, incluindo aquelas de empréstimos, financiamentos e investimentos. “A elevação da Selic é uma ferramenta utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação,
influenciado os valores do crédito e regulando o consumo pelos brasileiros”, explica.
No caso dos investimentos em renda fixa, muitos produtos são garantidos pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) até o limite de R$ 250 mil por instituição financeira, por CPF. Além disso, eles proporcionam uma rentabilidade previsível, o que é vantajoso para investidores que buscam estabilidade e menor exposição ao risco, segundo a especialista. “A inclusão de ativos de renda fixa na carteira permite maior diversificação, ajudando a diluir riscos e equilibrar os rendimentos”, afirma.
Em termos de oportunidades de investimentos para o cenário atual, há títulos como: Pré-Fixados: garantem uma taxa de retorno fixa até o vencimento; Pós-Fixados: atrelados à Selic, esses títulos ajustam sua rentabilidade conforme a elevação da taxa básica de juros, garantindo que o investimento acompanhe o aumento das taxas e, ainda, os atrelados à inflação, que proporcionam proteção contra a inflação, oferecendo uma rentabilidade composta pela variação da inflação mais uma taxa de juros fixa.
Na Unicred, um dos produtos mais procurados pelos investidores conservadores é o RDC (Recibo de Depósito Cooperativo) Unicred. Trata-se de um investimento de renda fixa que oferece rentabilidade atrativa e segurança aos cooperados da instituição. “O RDC Unicred se destaca por proporcionar bons retornos em um cenário de alta de juros, sendo uma excelente opção para investidores que buscam estabilidade e previsibilidade; além de ser considerado para computar na distribuição dos resultados (sobras) aos cooperados, ao final do exercício”, afirma Carolina Ramos.
Para Carolina Ramos é sempre importante que haja alinhamento dos investimentos ao perfil de risco e aos objetivos financeiros de longo prazo. “Embora o momento seja propício para investimentos em renda fixa, é essencial que os investidores busquem orientação profissional para tomar decisões estratégicas e que garantam um futuro mais seguro e tranquilidade financeira”, aconselha.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO MARCELO SOARES DE ALBUQUERQUE
joaoalbuquerque@interfacecomunicacao.com.br