Close Menu
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • CULINÁRIA
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Adestramento De Gatos E Possivel Aprenda Como

27/06/2025

Fumaça Preta no Escapamento O Que Significa e Como Resolver

27/06/2025

Mercado De Trabalho Para Agrônomo Oportunidades Em Alta

27/06/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, junho 27
EM DESTAQUE
  • Adestramento De Gatos E Possivel Aprenda Como
  • Fumaça Preta no Escapamento O Que Significa e Como Resolver
  • Mercado De Trabalho Para Agrônomo Oportunidades Em Alta
  • CDB O Que é e Como Render Mais Que a Poupança
  • Receitas Saudáveis Fáceis E Deliciosas Para O Dia A Dia
  • Delineado Gatinho Descomplicado Passo a Passo
  • Segredo Revelado Faça o Bolo de Chocolate Mais Fofinho de Todos
  • Fumaça Branca Saindo do Escapamento É Grave Descubra
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
CONTATO
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • CULINÁRIA
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
Home»Nova Lei de Licitações completa um ano de vigência

Nova Lei de Licitações completa um ano de vigência

01/04/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Criada com o objetivo principal de sistematizar o regime jurídico de contratações públicas no País, a nova lei de Licitações (n° 14.133/2021) sancionada em 2021, completa um ano de vigência nesta segunda-feira (1), e trouxe modernização, transparência, agilidade e alinhamento às diretrizes e entendimentos que vinham se consolidando, especialmente pelos Tribunais de Contas.

A primeira Lei de Licitações no Brasil foi o Decreto-lei 200, de 1967, com 19 artigos sobre contratação pública. A segunda foi o Decreto-lei 2.300, com 90 artigos. E sete anos depois, em 1993, publicou-se a Lei 8.666, com 126 artigos. Assim como as anteriores, a nova Lei tenta prever o futuro e as hipóteses do mundo real, com a ideia de limitar as alternativas do administrador e da sociedade para que haja o impedimento do desvio de conduta.

De acordo com o jurista Alexandre Aroeira Salles, mestre e doutor em Direito e sócio fundador da banca Aroeira Salles Advogados, “são bem distintos os sistemas lógico-jurídicos de responsabilidades daqueles que contratam com o poder público. Uma clara e evidente característica da nova Lei, foi a separação das responsabilidades contratuais das administrativas, estas, por exemplo, concentradas na obrigação de reparar, corrigir e remover eventuais erros na execução do objeto do contrato, onde o contratado é responsável por dar a execução àquelas obrigações previstas no documento”.

A nova Lei, além de criar modalidades de contratação e tipificar crimes relacionados a licitações e disciplinar itens do assunto às três esferas de governo: União, estados e municípios, permite seguro-garantia nas licitações, o que pode contribuir para a redução de obras inacabadas, por exemplo.

“O sistema ficou um pouco mais aderente à realidade dos contratos. A nova Lei tem méritos e seu principal objetivo é ampliar a segurança jurídica, caso seja bem aplicada pelos gestores e órgãos de controle pelo Judiciário”, finaliza Alexandre.

Sobre o Aroeira Salles
Com mais de 20 anos de atuação, o escritório de advocacia está presente em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Londres, auxiliando empresas de diversos segmentos em projetos, decisões e demandas jurídicas, resolvendo questões de compliance, licitações etc.

Brasil
Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Related Posts

Adestramento De Gatos E Possivel Aprenda Como

27/06/2025

Fumaça Preta no Escapamento O Que Significa e Como Resolver

27/06/2025

Mercado De Trabalho Para Agrônomo Oportunidades Em Alta

27/06/2025
EM DESTAQUE

Prefeito de Bragança Paulista, o Professor Amauri Sodré, é um dos convidados do “Temperando O Papo” deste sábado (10)

16/02/20240

URBAN by UNU obtém a liderança na satisfação hoteleira em Osasco (SP)

14/11/20230

E-commerce x lojas físicas: quem ganha essa disputa é o omnichannel

04/04/20240

REPAM e Cimi se unem ao povo Mura e repudiam licenciamento para exploração de potássio sem consulta aos indígenas

12/04/20240

Cuidar de quem cuida: Abril mês do espectro autista

04/04/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Adestramento De Gatos E Possivel Aprenda Como

27/06/2025

Fumaça Preta no Escapamento O Que Significa e Como Resolver

27/06/2025

Mercado De Trabalho Para Agrônomo Oportunidades Em Alta

27/06/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone: 11 97498-4084

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.