A história de “Minha Resiliência”, da autora Thaisa Lima nos apresenta Maria Clara, uma protagonista com um passado doloroso, que a levará à depressão. A devastação de uma mulher e as suas questões pessoais que denunciam temas sociais importantes como a violência psicológica feminina. A entrevista a seguir, apresenta como foi todo o processo de construção desta obra ficcional, apesar de a autora ter se inspirado em sua própria vida em algumas passagens do livro.
São capítulos que transmitem as dificuldades da personagem em sentir-se adequada e, por muitas vezes, incapaz de lidar com relacionamentos amorosos. Maria Clara vive dias sem esperança utilizando-se de defesas como máscaras sociais para lidar com a sua rotina. Em “Minha Resiliência”, a autora também oferece aos leitores ideias sobre nunca desistir de seus sonhos e continuar a sua jornada em busca da felicidade apesar dos percalços no caminho como a depressão. Maria Clara deseja se tornar uma blogueira, youtuber e escritora de sucesso e precisará lidar com momentos sombrios até que decide tomar as rédeas do próprio destino.
1 – Como foi o processo de construção de “Minha Resiliência”?
Escrever “Minha Resiliência” foi um caos. Eu não tinha nenhuma noção de estrutura, roteiro, técnica de escrita, sequer pretendia publicar o livro. Iniciei a escrita como terapia para enfrentar uma crise forte de depressão e a história de Maria Clara, além de ser a minha cura, me fez abraçar e me apaixonar pela profissão de escritora. Foi um processo doloroso e transformador.
2 – Como surgiu a ideia da composição dos personagens?
“Minha Resiliência’ é uma auto ficção baseada em minhas memórias, então alguns dos personagens foram inspirados em pessoas que conheço, outros foram surgindo conforme surgia a necessidade na história. Nada foi planejado neste livro.
3 – Você se inspirou em alguma série ou livro?
A inspiração para “Minha Resiliência” veio das minhas próprias dores. O livro é uma auto ficção, então Maria Clara carrega muito dos meus sentimentos da época em que eu estava escrevendo.
4 – Como que a sua escrita identifica com outras mulheres?
Nós mulheres temos muitas cicatrizes que surgiram no decorrer da nossa vida. Essas dores, medos, a falta de amor-próprio, baixa autoestima, preconceitos que sofremos quando fugimos dos padrões, são temas presentes em meus livros. Quero mostrar com a minha escrita que somos as protagonistas da nossa própria história.
5 – Quais são os seus planos para 2024?
Em 2024 teremos um novo romance, o primeiro da série “As Quatro Estações”, que conta a história completa do casal Eduarda e Marcelo. É possível conhecê-los na novela “Aconteceu no Outono” que está disponível na Amazon. Também teremos o relançamento de “Minha Resiliência”, com nova revisão e algumas cenas extras.
FICHA TÉCNICA:
Título: Minha Resiliência
Autora: Thaisa Lima
Gênero: romance, literatura brasileira
ASIN: B079YLSHVK
Páginas: 332
Ano: 2018
Preço: 12,99 no Kindle | Kindle Unlimited: gratuito
Redes sociais da Thais Lima: https://www.instagram.com/thaisalimaautora/
Sobre a autora:
Nasceu em 1980, é blogueira, geek, escritora, leitora compulsiva e ama animais. Em 2010, conheceu a blogosfera e, de lá para cá, não conseguiu mais largar o vício de escrever. Ela divide seu tempo entre a escrita, seus cinco cães e a criação de conteúdo, sempre acompanhada de uma xícara de café.