Uma pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred de vale-refeição e vale-alimentação, revelou que 93% dos brasileiros e brasileiras se preocupam com o desperdício de alimentos em restaurantes. O resultado está acima da média global, que é de 76%, e um ponto percentual superior ao levantamento realizado em 2022, quando 92% das pessoas participantes disseram ter essa preocupação.
“O índice de atenção ao tema no Brasil é o maior do mundo, seguido da Turquia, com 85%. Também é superior à média da América Latina, que registrou 84%”, revela Jean Castro, diretor de rede da Ticket. A pesquisa anual Barômetro foi realizada com mais de 47 mil pessoas consumidoras e 1,6 mil restaurantes de 15 países, e tem como objetivo entender o comportamento das pessoas em relação à alimentação fora do lar. “A Ticket realiza pesquisas com frequência para entender a rotina dos estabelecimentos, além de hábitos e preferências de quem usa nossas soluções, com a finalidade de entregarmos soluções cada vez mais personalizadas para suas necessidades”, completa Castro.
Quando questionados sobre as boas práticas que gostariam que fossem adotadas pelos restaurantes contra o desperdício, a disponibilização de diferentes tamanhos de refeições, para cada pessoa escolher a que mais se adequa à sua fome, foi a mais mencionada, por 58% das pessoas respondentes do Brasil; na sequência, com 40%, o uso de embalagens para clientes levarem para casa o que sobrou de comida. No cenário global, os resultados se invertem: o uso de embalagens foi o mais mencionado, por 60% dos participantes, enquanto a opção de diferentes tamanhos de refeições foi citada por 48%.
Já as pessoas que administram restaurantes brasileiros, quando perguntadas se consideram as ações sobre desperdício alimentar um critério importante para atrair clientes ao estabelecimento, 42% concordam, 34% são neutros e 25% discordam. “A média mundial é semelhante, com 37% revelando que concordam com o critério, 40% se posicionando de forma neutra e 23% dizendo que discordam. O índice de discordância ainda é alto e destoa das expectativas dos consumidores, o que deve servir de alerta para os estabelecimentos, considerando a importância de atender às demandas do mercado para o sucesso do negócio”, finaliza Castro.
Painel de Desempenho
A Ticket anunciou, recentemente, o lançamento do “Painel de Desempenho”, plataforma de IA que unifica dados para supermercados, restaurantes, lanchonetes e bares, criando um conjunto de indicadores sobre o comportamento dos consumidores e o desempenho de vendas no próprio estabelecimento e no comércio da região.
Com acesso gratuito para os estabelecimentos credenciados e com atualização mensal, a plataforma disponibiliza informações sobre a recorrência de consumo dos clientes, o volume transacionado, preço médio das compras, faixa etária e gênero, transações por dia da semana, entre outros indicadores sobre o estabelecimento e a região onde atua.