Dados levantados pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas) em parceria com o IEMI – Inteligência de mercado, aponta que no mês de dezembro de 2023, o setor de artigos para casa e decoração registrou uma diminuição de 0,5% em valores nominais e 1,0% em volumes físicos em relação ao mês anterior, alcançando um total de R$9,7 bilhões em vendas no varejo.
No acumulado do ano de 2023, o segmento apresentou um recuo de 3,1%, com uma redução de 8,4% em volumes físicos comparado ao mesmo período de 2022.
Por outro lado, o levantamento aponta que o varejo em geral apresentou um aumento significativo de 14,3% em dezembro, em volume, registrando uma alta acumulada de 1,7% no ano.
De acordo com a pesquisa setorial realizada pela entidade, no ano de 2022, o setor de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas movimentou expressivos R$96,3 bilhões, distribuídos por mais de 238 mil pontos de venda.
Dentre esses, 135,2 mil eram especializados em artigos para casa, enquanto 103,6 mil eram não especializados, incluindo lojas de departamentos e home centers.
“É relevante destacar que o setor empregou uma mão de obra total de 2,7 milhões de pessoas em 2022, considerando tanto o varejo especializado quanto o não especializado. Isso demonstra a força e a importância do nosso mercado para a economia nacional” comenta Anderson Passos, diretor executivo da ABCasa.
Inflação no varejo de Artigos para Casa
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente aos artigos para casa demonstrou uma queda de 0,12% em janeiro de 2024, conforme indicado pelos dados recentemente divulgados pelo IBGE. Nos últimos doze meses, observou-se um aumento de 1,52% no preço médio de produção.
Inflação no varejo de Artigos para Casa por Segmento
Entre as categorias específicas, os itens de cama, mesa e banho foram os que mais contribuíram para a queda, registrando uma redução significativa de (-)0,43% no mês de janeiro. Em contrapartida, a categoria de papelaria apresentou o maior aumento, com uma variação positiva de (+)0,40%.
Essas variações no IPCA para artigos domésticos sinalizam nuances importantes no comportamento do mercado, redobrando a atenção a essas tendências ao longo do ano.
A ABCASA segue monitorando as tendências do mercado e colaborando com as empresas do setor para promover estratégias que impulsionem o crescimento sustentável das exportações e a competitividade internacional do segmento de artigos para casa e decoração.
A Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas (ABCasa) é uma entidade sem fins lucrativos, que se constitui como a mais representativa do setor. Seu objetivo principal é fortalecer o segmento e criar uma base de relacionamento entre empresas, entidades de classe, fornecedores, distribuidores, importadoras e profissionais.
Com mais de 650 associados, a organização auxilia na maturação do mercado de artigos para a casa e celebração, oferecendo conteúdos, estudos setoriais e organizando eventos importantes que geram excelentes oportunidades de negócios aos associados.