Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
domingo, maio 11
EM DESTAQUE
  • Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA
  • Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano
  • Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»Descobrindo o caminho interior: A busca pelo autoconhecimento e transformação pessoal

Descobrindo o caminho interior: A busca pelo autoconhecimento e transformação pessoal

06/11/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Pesquisas sobre espiritualidade e práticas religiosas são realizadas por grandes centros médicos, institutos e universidades em todo o mundo. No entanto, há bem pouco tempo, os centros de pesquisa passaram a estudar o quanto a espiritualidade (sem necessariamente estar vinculada com a religiosidade) pode auxiliar na cura de doenças físicas e psíquicas de pacientes ou agravar a partir de sentimentos ruins ou pensamentos negativos como a raiva, o rancor, orgulho ou o medo, por exemplo. 

A SBC, Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Instituto de Psiquiatria da USP começaram a investigar mais de perto as diversas expressões da espiritualidade e o seu impacto na saúde e no bem-estar, assim como Stanford e Columbia, nos Estados Unidos, Universidade de Munique, na Alemanha e a Royal College of Psychiatrists, no Reino Unido, possuem programas e centros de estudos exclusivos para tratarem desta temática. Vale ressaltar que essas investigações não combinam espiritualidade e religião, que possuem significados diferentes. Na teoria, uma pessoa religiosa é espiritualizada, contudo, alguém espiritualizado não é necessariamente seguidor de uma religião, nem mesmo precisa acreditar em Deus. 

Sendo assim, a espiritualidade estaria ligada a uma busca pessoal de propósito de vida. Há uma transcendência que envolve relações dos mais diversos âmbitos como familiares, relacionamentos românticos, sociais, de trabalho, entre outros. Não obstante, o SUS – Sistema Único de Saúde, incluiu a espiritualidade como parte integrante dos tratamentos oferecidos pela rede pública de saúde. Segundo o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, apenas no SUS, os atendimentos em terapias integrativas e complementares aumentaram de 217 mil, em 2008, para 2,1 milhões, em 2016.

 

 Autoconhecimento é principal motivo de quem procura por terapia, diz pesquisa:

A espiritualidade envolve um trabalho individual e subjetivo em cada indivíduo onde é estimulado a desenvolver sentimentos e pensamentos sobre o perdão, a gratidão, solidariedade, compaixão, humildade, paciência, confiança, otimismo, entre outras atitudes positivas. O autoconhecimento é uma investigação de si mesmo, ou seja, uma pessoa desenvolve a autoconsciência da sua imagem e, portanto, se trata de uma busca que leve o sujeito a se transformar em um ser humano melhor no que tange a sentimentos destrutivos como a raiva, rancor, orgulho, medo, ódio e egoísmo, por exemplo.

Um caminho que algumas pessoas encontram para obter esse conhecimento sobre si é a terapia ou a análise. Recente pesquisa da Zenklub, divulgada à VOCÊ RH, no começo deste ano (2023) levantou, em sua plataforma, mais de 500 mil sessões realizadas entre janeiro de 2021 a julho de 2022. O resultado foi que 15% dos usuários citaram sentirem-se motivados por terapia para buscar autoconhecimento.

 

Arte, Literatura e Cultura transmitem sentimentos para o desenvolvimento pessoal: 

Outras pessoas conseguem encontrar formas diferentes de lidar com o autoconhecimento. Muitos se inspiram na leitura, na música, nas artes em geral a fim de construírem sentimentos mais altruístas e positivos, desestressar e diminuir a ansiedade. O caminho varia muito de pessoa para pessoa. 

A literatura desperta para a compreensão do mundo. Além de ser uma ferramenta de conhecimento, a leitura pode ajudar na elaboração de projetos de vida, desenvolver mais compreensão acerca das relações sociais e também dos próprios desejos e sensações. De acordo com a escritora e professora universitária Eliane Borges: “ler significa ter interesse pela vida, conhecer outras formas de mundo, lidar com as alegrias, aflições e inseguranças. É uma ótima forma de trabalhar os sentimentos, encontrar respostas e criar momentos para se fazer indagações sobre o que a gente sente”.

Autora do romance “Na Fresta Entre Os Mundos”, Eliane Borges vive e trabalha em Juiz de Fora, Minas Gerais, como professora universitária. Seus estudos, que chegaram ao doutorado, são focados em Ciências Sociais, Fotografia e Cinema Antropológico e Infância. Sua obra traz assuntos importantes como a espiritualidade, autoconhecimento e relações sociais, trazendo conceitos importantes para pensarmos sobre cultura e respeito às diferenças.

 

“Na Fresta Entre Os Mundos” toma como cenário os anos 1980 e traz uma protagonista aventureira, que reflete sobre o mundo a partir da natureza e saberes ancestrais: 

A obra é o romance de estreia da autora e traz uma envolvente história de autodescoberta, conexão com a natureza e transformação pessoal. Ambientado nos anos 1980, o livro segue a jornada de Luísa, uma jovem antropóloga brasileira em busca de seu caminho profissional e de si mesma. 

Luísa decide embarcar em uma aventura no exterior, como parte do seu doutorado. O destino escolhido é uma tribo indígena localizada no deserto do estado do Novo México, nos Estados Unidos, onde ela vai fazer pesquisa de campo, juntamente com seu professor Fernando, e seu colega de universidade, Mateus. Lá, a protagonista tem a oportunidade de mergulhar em um projeto antropológico e se conectar com saberes ancestrais que a levam a refletir sobre a vida, as relações humanas e o nosso relacionamento com o Planeta. 

Inspirada nas obras do escritor e antropólogo Carlos Castañeda, Luísa se vê imersa em um ambiente que, por vezes, beira o onírico. Conflitos, dúvidas e dores permeiam a jornada dos personagens, mas também são catalisadores de transformação e cura espiritual. Através dessas experiências, eles são levados a uma compreensão mais profunda de suas trajetórias e identidades, encontrando uma nova perspectiva de vida, mais leve e luminosa.

“Na Fresta entre Os Mundos” é um convite para os leitores embarcarem em uma viagem de autodescoberta, conexão, espiritualidade, identificação e referências filosóficas. Através das páginas do livro, os personagens serão levados a refletir sobre suas próprias vidas, suas relações e seu papel no mundo. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, a autora Eliane Borges consegue criar uma atmosfera única, transportando os leitores para um lugar onde a magia e a sabedoria ancestral se encontram. 

“Na Fresta entre Os Mundos” já está disponível nas principais livrarias e plataformas online. Para mais informações sobre o livro e a autora, visite o instagram @escritoraelianeborges ou entre em contato com a assessoria de imprensa da autora: 21 97132-8024. 

 

FICHA TÉCNICA:

 Título: Na Fresta entre os Mundos

 Autora: Eliane Borges 

ASIN: B0BVCZPQCM

 Página: 191 

Preço: E-book Kindle: R$20,95 

Onde Comprar: Amazon

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Brasil
Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025
EM DESTAQUE

Dicas para a criação de uma Developer Experience de qualidade nas empresas

27/09/20240

Dia dos Namorados: data gera oportunidades de negócios para comércio e serviços

07/06/20240

Gartner prevê que escassez de energia irá limitar 40% dos Data Centers de Inteligência Artificial até 2027

18/11/20240

Especialista alerta sobre os riscos de trombose em viagens longas

17/07/20240

Decisão do CARF envolvendo casos da “Tese do Século” deve nortear outras empresas que se submetem a regimes especiais para pagamento de PIS e COFINS

18/07/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.