A NewM, empresa especializada no fornecimento de tecnologia para o mercado de consórcios do Grupo Stefanini, registrou um crescimento de quase 120% de 2022 para 2023, posicionando-se como um dos principais fornecedores para o mercado administradoras de consórcio do Brasil. A empresa teve uma ampliação expressiva e a introdução de novas soluções tecnológicas que estão transformando o setor. Para o ano de 2025 a empresa mira um crescimento acima de 100% e alcançar faturamento superior a 25 milhões.
O mercado de consórcio, nasceu para permitir que pessoas sem acesso a crédito comprem produtos e serviços como automóveis e imóveis, e hoje abrange investimentos, frotistas, agronegócio, eletroeletrônicos e diversos outros segmentos da economia. Para João Paulo Rodrigues, diretor comercial da NewM e da Stefanini Soluções para Consórcio, o consórcio é uma ferramenta estratégica para grupos financeiros mudarem a forma de se relacionar com os clientes.
“O consórcio é um produto de economia compartilhada e uma grande alternativa para alavancar o PIB, a renda e as cadeias produtivas brasileiras. Atualmente, com 10,5 milhões de consorciados no Brasil, o que representa 5% da população, e um crescimento de 50% nos últimos três anos, o segmento de consórcios demonstra um enorme potencial de expansão”, destaca Rodrigues.
Para o segundo semestre de 2024, a NewM traz como grande destaque a oferta de soluções White Label para vendas com uso de Inteligência Artificial (IA), além de sistemas de vendas estruturados com IA e BPMN (Business Process Model and Notation) para o fluxo de contemplação e crédito dos bens.
Com o uso de IA, a empresa consegue acelerar a entrada de novas marcas. Um processo que antes levava até seis meses agora é concluído em duas semanas, de forma otimizada e totalmente digital.
Paulo Scarpelini, diretor de Tecnologia da companhia, enfatiza a escalabilidade e autonomia da solução desenvolvida pela NewM. “Criamos uma solução escalável, sem sistemas legados e dentro de uma arquitetura aberta, para que o mercado se torne colaborativo e encontre maneiras de impulsionar a venda de produtos e serviços”, afirma o executivo.
As soluções da NewM são particularmente interessantes para marcas que buscam maior projeção no mercado brasileiro. “O consórcio ajuda no planejamento da reserva de mercado, assegurando uma produção mínima sustentável para as empresas”, explica Scarpelini. Marcas de caminhões, motos e automóveis, por exemplo, conseguem planejar melhor sua produção e atendimento ao mercado.
Para João Paulo Rodrigues, o momento é oportuno para ampliar as ofertas no mercado de consórcios, mas é necessário aportar tecnologia para melhorar a experiência do cliente. “Tecnologias para a força de vendas são nosso carro-chefe, com mais de 200 mil usuários ativos no Brasil e com a digitalização acelerando passos como o aceite dos documentos e a gestão do workflow dos processos internos das empresas, além do aplicativo do consorciado, que atualmente conta com mais de 1,2 milhão de usuários”, revela.
‘’O crescimento da empresa neste período é atribuído principalmente à adoção das tecnologias de vendas e autoatendimento de consórcio por grandes marcas, que também são clientes da Stefanini. Essa sinergia impulsionou significativamente o desempenho da NewM, consolidando nossa posição de liderança no mercado de consórcios, para o período de 2024/2025 pretendemos seguir crescendo por volta de 100% a cada 18 meses e alcançar faturamento anual de 25 milhões.” conclui o executivo.
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GABRIELA BRAGA
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