Neste mês de março, dedicados à celebração e reconhecimento das mulheres, a obra de Martha Sales, Ialorixá, escritora e cientista social, vem nos trazer poesias leves nos convidando a mergulhar em saberes ancestrais, na cultura afro-brasileira com fortes influências da autora com a voz de seu orí: Yemanjá, nos levando às reflexões sobre as belezas e diversidades do feminino.
“Okun D’orin: a poesia que vem do mar” é o livro de estreia da escritora, que está disponível nos principais marketplaces como a Amazon. As poesias nos fazem embarcar numa jornada de autoconhecimento e conexão com a natureza. Martha tece uma narrativa poética rica em reflexões e transformações onde a ancestralidade afro-brasileira revisitada por Martha provoca uma profunda meditação sobre a vida, as relações humanas e o nosso papel no mundo.
Martha também é professora licenciada em Sociologia e especialista em Antropologia pela Federal de Sergipe e é membro e sócio-fundadora da Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé, além de sócio-fundadora e coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró Casa de Mar, incentivando à cultura e desenvolvimento sociais de diversas regiões em Sergipe. Inclusive, no próximo dia 16 de março, marca a sua presença no evento Elas Publicam, em São Paulo, que é um encontro de mulheres inseridas no mercado editorial, construído por uma programação com o objetivo de trocar experiências e fortalecer a rede de escritoras brasileiras.
Por meio de momentos de imersão nas águas férteis de Sergipe, a autora escreve poeticamente sobre espiritualidade, empatia, identidade, realizando uma sinergia com a transparência, frescor e leveza própria da fluidez das águas, bem como de sua prosa poética dando vida à interpretação dessa escuta, que se forma diálogos que os leitores podem conferir na obra. Os seus versos vêm acompanhados das ilustrações do artista Roniery, que escolheu a técnica da aquarela pela proximidade simbólica com a água, já que os pigmentos da tinta são dissolvidos em água durante a criação.
A autora transporta os leitores para um lugar onde a sabedoria e transformação pessoal se entrelaçam de forma única. Neste Dia Internacional da Mulher, mergulhe na poesia de Martha Sales e permita-se ser tocado pela magia e sabedoria de “Okun D’orin: a poesia que vem do mar”.
FICHA TÉCNICA
Título: “Okum D’orin: A poesia que vem do mar”
Autora: Martha Sales
Gênero: Literatura sergipana; poesia
Páginas: 69
ISBN:978-65-5730-152-4
Editora: Infographics
Ano: 2022
Preço livro físico: 39,90
Preço livro digital: R$17,90 via Amazon