Denis Medina¹
São Paulo, abril de 2024 – Um dos principais indicadores que demonstram a realidade econômica de um país ou região é o PIB (Produto Interno Bruto). Ele demonstra tudo que foi produzido em um país. Todos os bens e serviços produzidos no Brasil, por exemplo. Quanto temos aumento do PIB, isso quer dizer que o país está crescendo. Está produzindo mais.
Pense em uma empresa que aumenta sua produção, quais são as consequências? Se a empresa está produzindo mais, certamente precisará contratar mais funcionários, gerando empregos. Pode pagar salários melhores. Recolhe mais impostos que contribuem para a sociedade como um todo. Com esse aumento na produção em breve vai precisar investir em máquinas, equipamentos, logística etc. Enfim, acaba beneficiando todos envolvidos.
Falando mais especificamente do PIB brasileiro, no início deste mês o Boletim Focus do Banco Central trouxe uma expectativa de aumento do PIB em 2024. Veja abaixo quais os benefícios do crescimento do PIB, podem gerar na economia brasileira
Benefícios do Crescimento do PIB
Isso pode-se traduzir em mais desenvolvimento para o país, mas especificamente nos seguintes indicadores econômicos:
1.Criação de Empregos
Quando o PIB cresce, mais empresas precisam de trabalhadores, o que aumenta as oportunidades de emprego para as pessoas em todos os níveis. Isso quer dizer que os benefícios vão desde operários até a alta diretoria.
2. Aumento da Renda
A expectativa do PIB em ascensão, geralmente significa que as pessoas estão ganhando mais dinheiro, seja através de salários mais altos ou de mais oportunidades de negócios. Em suma, todos são beneficiados.
3. Investimentos
Com um PIB crescente, as empresas estão mais propensas a investir em novos projetos e expansões, o que pode impulsionar ainda mais a economia. Portanto, investidores brasileiros e estrangeiros veem esse momento como uma oportunidade investimentos, que demanda mais pessoas, recursos, máquinas etc. Isso torna o ciclo muito virtuoso.
4. Melhoria na Qualidade de Vida
A expectativa de aumento no PIB pode levar a melhorias nos serviços públicos, como saúde e educação, e pode aumentar o acesso a bens de consumo. Mais uma vez, os benefícios do crescimento econômico beneficiam a todos de forma generalizada.
5. Confiança dos Consumidores e Investidores
Quando o PIB está em alta, as pessoas tendem a se sentir mais confiantes sobre o futuro da economia, o que pode levar a mais gastos e investimentos. Os consumidores se sentem mais confiantes de comprar itens mais caros, podendo parcelar com mais segurança em relação ao futuro. Isso gera mais consumo que demanda mais produção por parte das empresas que precisam investir e se sentem mais seguras para isso.
Com a soma de todos esses pontos positivos, todos os setores da economia são beneficiados, desde as produções agrícolas, indústrias, comércios, e prestadores de serviços. Todos ganham.
É muito importante que o governo estimule o crescimento do PIB para o bem-estar geral da população, pois como vimos, isso impacta positivamente a vida de todas as pessoas.
¹Sobre Denis Medina
Atua na área de finanças há mais de 25 anos. Também trabalha como consultor e mentor financeiro em empresas de pequeno e médio porte, e como professor nos cursos de graduação e MBA na Universidade Anhembi Morumbi ministrando disciplinas de Empreendedorismo, Economia, Finanças e Controladoria.
Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi, oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus cinco campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, São José dos Campos e Piracicaba.
Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. A Anhembi Morumbi também contribui para democratização do Ensino Superior, ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em link.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 405 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.