A Edenred, marca global e digital de serviços de meios de pagamento, tem como objetivo acelerar a inovação como fator de diferenciação no mercado e, desde 2016, investiu mais de € 2 bilhões em inovação tecnológica nos 45 países em que atua. As iniciativas contempladas incluem o público interno do Grupo: no Brasil, há uma comunidade interna dedicada à inovação que é aberta a quem quiser participar, além de painéis quinzenais com pessoas convidadas e programas de intraempreendedorismo e desenvolvimento.
“Desafiamos nosso público debater tendências e participar de workshops com temáticas como criação de produtos e gestão de tempo, por exemplo. Além disso, temos programas que estimulam a cultura da inovação, seja a partir de um novo jeito de fazer uma atividade ou até mesmo no desenvolvimento de novas soluções”, destaca Gilles Coccoli, presidente da Edenred Brasil.
A Edenred Brasil implementou, entre 2018 e 2022, dois programas voltados ao estímulo do desenvolvimento profissional de suas equipes. As iniciativas “Se Vira nos 5” e “Edenred Acelera” garantem a possibilidade de desenvolver habilidades e projetos com potencial para chegarem ao mercado, além de as pessoas participantes poderem trilhar uma carreira de sucesso dentro da empresa.
O Se Vira nos 5 é um desafio interno de inovação que é aberto a todas as pessoas que atuam na empresa e conta com um prêmio de R$ 5 mil para a pessoa vencedora e de R$ 200 para cada finalista. Todos as pessoas colaboradoras têm a oportunidade de contribuir com ideias para novos produtos e processos, impulsionando a estratégia da marca de ampliar seus horizontes além dos negócios principais, também aprimorando o atendimento a clientes e usuários, melhorando a experiência do time interno e promovendo inovação em áreas consideradas mais convencionais. Quem participa recebe apoio da área da Inovação da Edenred Brasil e, as pessoas que avançam para a as fases finais recebem mentoria de profissionais com experiência nas temáticas dos projetos.
Desde 2018, mais de 230 ideias foram submetidas ao concurso, das quais, cerca de 50 avançaram para a etapa da Arena de Pitches, frente a um júri formado pelo comitê executivo da Edenred, resultando em seis ideias vencedoras. As premiações, entre pessoas vencedoras e finalistas, somam quase R$ 40 mil. “Ideias apresentadas no programa já foram implementadas nas unidades de negócio da Edenred e há outras em fase de desenvolvimento. Os desafios solucionados por elas visam, principalmente, melhorar a experiência das nossas empresas-clientes, usuários e comerciantes credenciados, além da criação de serviços que vão além dos negócios principais do Grupo, em linha com nosso plano estratégico, o Beyond”, aponta Coccoli.
Já o Edenred Acelera, lançado em 2022 pelo RH da Edenred Brasil, oferece uma jornada de aprendizagem em modelo de cocriação, com edições focadas em diferentes níveis hierárquicos dentro da empresa, com o objetivo de desenvolver suas habilidades e trilhar uma carreira de sucesso na Edenred. Em parceria com a consultoria Hyper Island, o programa usa metodologia imersiva, centrada na experiência e interação, e explora temas como liderança facilitadora, gestão de times de alta performance, inovação e metodologia ágil. Já foram três turmas, que somam mais de 570 horas de capacitação, com a participação de 80 pessoas colaboradoras de diferentes níveis hierárquicos.
“A imaginação e o espírito empreendedor são dois dos valores da Edenred. Por conta disso, oferecemos ferramentas para que nossas pessoas explorem suas habilidades nestas frentes. Além dos programas citados, temos uma universidade corporativa com treinamentos mandatórios, como Cibersegurança, e não mandatórios, como Mindset Ágil. Ao todo, foram mais de 40 mil horas de treinamento apenas em 2023”, completa o executivo.