Devido ao alto potencial para contornar situações desafiadoras e propor inovações que impulsionam o negócio, a criatividade tem sido uma das protagonistas das meta skills.
Mas como podemos ser mais criativos em um ambiente em constante mudança? Para responder essa pergunta, Benito Berretta, Managing Director da Hyper Island Américas, sugere que a técnica da inversão de suposições seja adotada. “Esse método incentiva examinar e reformular suposições, ao mesmo tempo que permite que você se liberte dos pontos de vista tradicionais para promover o pensamento inovador, que nada mais é que um olhar diferente sobre determinada situação, processos, serviços e produtos, quando aplicado com foco no trabalho”, explica Berretta.
Para auxiliar os colaboradores a melhorarem seus processos criativos, Berretta traz um mini guia de como colocar em prática a técnica inversão de suposições:
1. Selecione um tópico: Escolha um assunto de seu interesse, o qual pode estar relacionado ao seu trabalho, um hobby ou algo que lhe interesse.
2. Identifique especialistas: Encontre dois ou três especialistas com conhecimento, ou experiência no tema escolhido. Para isso, leia trabalhos publicados ou assista às suas apresentações.
3. Reúna suposições: Faça anotações enquanto interage com o conteúdo dos especialistas. Anote as suposições que você percebe ao ler, assistir ou ouvir seus insights. Estas são as crenças subjacentes que eles mantêm sobre o assunto.
4. Liste as suposições: Crie uma lista de suposições em post-its separados. Cada hipótese deve representar uma perspectiva compartilhada pelos especialistas.
5. Inverta as suposições: Agora vem a parte criativa. Pegue cada suposição e “inverta-a”. Desafie o ponto de vista convencional da suposição e imagine um cenário oposto ou inesperado. Por exemplo:
a) Se a suposição for “As bibliotecas são para pessoas que gostam de ler”, mude para “As bibliotecas são espaços para experiências de aprendizagem interativas além da leitura”.
b) Se a suposição for “A experiência vem apenas de anos de estudo”, mude para “Novas perspectivas podem estimular a inovação mesmo sem ampla experiência”.
6. Expanda e combine: Brinque com as suposições invertidas. Pense em como elas podem se cruzar ou se expandir para novas ideias. Combine diferentes suposições invertidas para criar conceitos únicos.
7. Ideação: Com as suposições invertidas e as combinações em mente, faça um brainstorming de soluções, projetos ou abordagens criativas relacionadas ao tópico escolhido. Permita-se pensar fora da caixa.
8. Reflexão: Considere como o processo de inversão de suposições influenciou seu pensamento criativo. Abriu novas possibilidades? Revelou preconceitos ou limitações ocultas na sua compreensão anterior?
9. Discussão: Compartilhe suas suposições invertidas e ideias criativas com outras pessoas. Discuta como suposições desafiadoras podem levar a soluções inovadoras e, consequentemente, promover o pensamento criativo.
A prática de inverter suposições permite explorar novos ângulos, ensinando o questionamento de crenças estabelecidas sobre os mais diversos assuntos e situações, de forma a desenvolver a criatividade. Além desta técnica, existem outros métodos e atividades que nos auxiliam a ter o olhar e a mente fora do senso comum.
Sobre a Hyper Island:
A Hyper Island é uma consultoria global especializada em jornadas de aprendizado e transformação, e possui mais 25 anos no mercado, com 10 milhões de pessoas impactadas, mais de 11 mil alunos de programas de mestrado e mais de 500 colaboradores ao redor do mundo. A metodologia da Hyper Island é baseada em uma abordagem centrada na experiência, em que são criadas jornadas de aprendizado facilitadas para descobrir, aplicar e refletir, que são partes do processo no qual os participantes internalizam os seus aprendizados, aprendem habilidades e conhecimento que poderão aplicar imediatamente em seus desafios de negócio. A Hyper Island é a única empresa licenciada no Brasil para replicar o Hyper Island Way©, metodologia autoral de desenvolvimento de líderes e equipes, já aplicada em mais de 2 mil organizações.