Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar
  • IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network
  • ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães
  • EXPOMAFE 2025: Desafio de Ideias SENAI-SP foca em soluções sustentáveis para a indústria
  • Teachy é premiada no maior evento de tecnologia e inovação para Educação da América Latina
  • Dia das Mães deve impulsionar vendas no varejo e shoppings preveem crescimento de 8%
  • Recife Outlet apresenta seleção de presentes especiais para as mães
  • Paulista North Way tem presentes exclusivos e personalizados para o Dia das Mães 
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»WhatsApp já representa 26% do faturamento com delivery nos bares e restaurantes
NEGÓCIOS

WhatsApp já representa 26% do faturamento com delivery nos bares e restaurantes

wilkesousa17/03/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

As vendas por WhatsApp já representam uma parcela considerável no faturamento com delivery dos bares e restaurantes. Pesquisa da Abrasel realizada com 2.176 donos de estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar em todo o Brasil mostrou que mais de um quarto dos ganhos com entrega de comida já vem de pedidos feitos pelo app de mensagens. A penetração do WhatsApp no delivery é de 63%, ainda abaixo das plataformas de terceiros, como aplicativos/marketplaces (por exemplo o iFood). Segundo a pesquisa, 78% dos restaurantes utilizam esses canais em 2025, enquanto 41% ainda recebem pedidos por telefone e 39% investem em aplicativos ou sites próprios (a pesquisa permitia mais de uma resposta). Nas vendas, os marketplaces ainda correspondem por 54% do faturamento, seguido pelo WhatsApp (26%), app/site próprio do estabelecimento (12%) e pedidos por telefone (8%).

A popularização do WhatsApp como canal de pedidos tem impulsionado o uso de inteligência artificial no atendimento. Em 2025, 38% dos estabelecimentos já utilizam algum nível de automação: 21% combinam bots com atendimento humano, enquanto 17% operam exclusivamente com inteligência artificial.

Delivery tem ligeira queda no pós-pandemia

A pesquisa mostrou também que o delivery teve pequeno declínio de presença no setor de alimentação fora do lar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Abrasel, o número de estabelecimentos que operam com essa modalidade sofreu uma queda entre 2022 e 2025, indo de 78% para 71%.

Entre os empresários que optam por não operar com delivery, a principal justificativa é a falta de viabilidade financeira, mencionada por 32% dos entrevistados. Outros 30% afirmam estar avaliando a possibilidade, enquanto 27% destacam dificuldades estruturais, como a falta de espaço para conciliar a operação de salão e entregas simultaneamente. Além disso, 24% alegam não ter estrutura própria para entregas e não desejam contratar serviços terceirizados.

A queda na adoção do serviço reflete também em sua participação no faturamento dos negócios. Antes da pandemia, o delivery representava 26% das vendas dos estabelecimentos, alcançando um pico de 50% no período de restrições sanitárias. No entanto, desde então, os números vêm se ajustando: em 2022, a participação do delivery caiu para 32% e, em 2025, segue em leve declínio, chegando a 30%.

De acordo com Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, o modelo segue relevante, mas o aumento do consumo presencial tem influenciado os números. “O delivery continua sendo um canal estratégico para bares e restaurantes, mas estamos vendo um movimento de reequilíbrio, com mais clientes optando por ir ao salão, um comportamento natural após anos de pandemia e restrições. O desafio agora é garantir que o serviço seja sustentável para os negócios. O crescimento do WhatsApp é natural, pois dá mais controle aos estabelecimentos”, afirma.

Modelos de entrega variam entre próprios e terceirizados

A forma de entrega dos pedidos também apresenta variações. Enquanto 39% dos estabelecimentos mantêm entregadores próprios, outros 36% operam por meio de contratos full-service, que integram entrega e marketplace. Já 30% contratam empresas terceirizadas para a logística, e 26% recorrem a entregadores autônomos por demanda (era permitida mais de uma resposta). “A diversificação nos modelos de entrega se dá em função do custo e da demanda. Muitos optam por ter entregadores próprios, mas recorrem a entregadores terceirizados nos horários de pico. Outros não têm estrutura para contratar entregadores, por isso recorrem a autônomos”, conclui Solmucci.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Soluções energéticas renováveis é tema de palestra do Núcleo De Mulheres Empreendedoras da ACISA

08/05/2025

Adriana Lemes Gomes, referência em desenvolvimento empresarial e patrocinadora da 4ª edição do EntreNegócios, inspira crescimento com propósito e fortalece o empreendedorismo no Brasil

08/05/2025

Com foco na América Latina, HLB Internacional traz Conferência Global ao Brasil pela primeira vez

08/05/2025
EM DESTAQUE

Setor rural, comércio e indústria podem economizar R$ 10,7 bi por ano com mercado livre de energia

14/08/20230

Socorro Acioli lança Tudo que existe é palavra em Fortaleza

25/08/20240

Automação já faz parte do dia a dia dos profissionais autônomos; veja como usar a tecnologia a seu favor

17/03/20250

Converse sem Limites: Baixe o Messenger e Fique Conectado

08/09/20230

Dengue: infectologista responde às principais dúvidas da população

16/03/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.