Produtos com um visual diferente, atrativo e, muitas vezes, bastante provocativo e criativo, você já os encontrou pelos supermercados? Sim, eles estão conseguindo cativar ainda mais os supermercados e vem conquistando maior espaço entre as gôndolas, se tornando uma ferramenta para chamar a atenção dos consumidores.
Segundo Leandro Gullo, especialista em Visual Merchandising para supermercados, essa é uma tendência crescente e que se torna essencial no varejo com a medida da competitividade dos produtos, “O Visual Merchandising no setor alimentício desafia os supermercados a pensar além da exposição padrão de produtos nas prateleiras”, afirma.
Na opinião do especialista, o uso dessa estratégia é um reflexo direto do marketing de varejo nos últimos anos. “Ela reflete a mudança nas preferências dos consumidores”, explica. A cada ano, os consumidores se tornam ainda mais exigentes com os padrões de qualidade dos serviços e produtos, mas sobretudo, com a forma que as empresas se comunicam.
Para o presidente da Associação de Supermercado do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, os consumidores são fortemente impactados pelo Visual Merchandising. “O Visual Merchandising em supermercados é uma peça-chave para tornar os estabelecimentos em um ponto de venda vibrante e lucrativo. Mais do que isso, é sobre criar uma experiência memorável para os clientes”, ressalta o executivo.
“Ao criar ambientes atraentes e experiências de compra positivas, os supermercados podem influenciar o comportamento do consumidor, impulsionar as vendas e construir uma base de clientes fiel”, destaca Gullo, o especialista também argumenta que essa movimentação impacta diretamente nas compras de bens de consumo diário.
As quatro principais técnicas de Visual Merchandising nos supermercados:
Layout Estratégico: o planejamento cuidadoso do layout interno do supermercado é crucial para guiar os clientes por meio de diferentes áreas, garantindo que itens essenciais sejam facilmente encontrados e que os clientes sejam expostos a outros produtos ao longo do caminho.
Sinalização e Comunicação Visual: sinais claros e atraentes ajudam no transitar dos clientes pelo supermercado, fornecendo informações sobre categorias de produtos, promoções e ofertas especiais.
Iluminação Adequada: a iluminação desempenha um papel importante no Visual Merchandising em supermercados. Destacar produtos frescos com luzes específicas e criar um ambiente acolhedor pode incentivar os clientes a explorar mais e permanecer mais tempo na loja.
Exposição Criativa de Produtos: além das prateleiras tradicionais, os supermercados podem criar exposições temáticas ou de produtos relacionados, aumentando o apelo visual e despertando o interesse dos clientes.
Sobre a ASSERJ
Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.
Mais informações: https://asserj.com.br/
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Samantha di Khali Comunica
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