Um dos grandes objetivos de quem produz conteúdo para as redes sociais é viralizar o seu post, o que significa alcançar e ser visto pelo maior número possível de pessoas. Não se trata de algo fácil, mas para quem almeja esse propósito, há um caminho, uma estratégia de marketing a ser seguida.
“Para viralizar um conteúdo nas redes, é fundamental haver a junção de duas coisas: uma boa ideia e um bom roteiro. Atualmente, o modelo de conteúdo que mais viraliza nas redes são os reels, aqueles vídeos curtos, de no máximo 60 segundos de duração, gravados na posição vertical e que trazem combinações de imagens, áudios e efeitos visuais, além de textos”, explica Gustavo Alonge, CEO da Engajatech, empresa especializada em marketing digital.
A boa ideia, descreve Alonge, “é formada por algo novo, que traga certo ineditismo, que cause emoção na pessoa e que seja de fácil entendimento. Normalmente, desperta a curiosidade, que é o gatilho para que muitos não resistam e acessem o conteúdo. Isso vale para todo e qualquer nicho ou tema a ser abordado”.
Com relação ao roteiro, o CEO da Engajatech destaca alguns pontos cruciais:
– Invista numa chamada muito forte, um título que de imediato atraia o público. Ele deve trazer o que será falado no vídeo e isso deve acontecer logo nos três primeiros segundos do conteúdo.
– Faça um mix de conteúdo com entretenimento. Afinal, as pessoas buscam as redes sociais para se entreter mais do que para saber de um produto.
– Crie e mantenha emoções para motivar o público a acompanhar o vídeo. No marketing digital, esse conceito chama-se loop aberto. Um exemplo: Três curiosidades sobre o Natal, “e o primeiro você não vai acreditar”. Esse trecho em destaque representa um loop aberto.
– Não deixe de valorizar o corpo do conteúdo, que vem na sequência da introdução. É nesse espaço do roteiro que deve entrar todo o conteúdo, seja a história, a lista ou outro tipo de mensagem.
– Ao final do roteiro, não esqueça de chamar o público para uma ação (no marketing digital chama-se Call-to-Action ou CTA), que geralmente traz um botão ou link com termos expressões como “saiba mais”, “Clique aqui” ou “Acesse”.
“Mas aqui, atenção, há uma dica importante. Faça o público ir direto para seu direct e nunca pelo link da bio, para não tirar a pessoa da plataforma e prejudicar o engajamento. Mande a pessoa pelo direct para, assim, atrair a atenção e lá conseguir converter a pessoa”, orienta Alonge.
– Por último, é a entrega final do vídeo. Atente-se para que o roteiro seja concluído sem enrolações.
“É preciso saber quando parar, quando terminar o vídeo. Muitos conteúdos não viralizam porque se perdem no final, não acabam onde deveriam e passam a ficar repetitivo. Se o vídeo é sobre uma lista com três dicas, por exemplo, o vídeo deve terminar com a terceira dica e pronto, sem enrolações. Menos é mais”, conclui Gustavo Alonge.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U