Setores como energia, agronegócio e educação continuam sendo atrativos para operações de fusões e aquisições (M&As, na sigla em inglês), em uma tendência que deve continuar nos próximos anos. A avaliação é de Gustavo Vaz, sócio-fundador da VGRI Partners, empresa de Investment Banking (IB) independente especializada no assessoramento desse tipo de operação, oferecendo suporte na preparação para as fusões e aquisições.
A casa, reconhecida como líder em deals envolvendo locação de máquinas e equipamentos, tem identificado interesse por parte de empresas dos setores mencionados.
“Quando falamos dos principais segmentos a atrair novas operações, vemos que agro, energia e educação estão se destacando com crescimento contínuo, refletindo, entre outros fatores, investimentos em tecnologias emergentes. No caso da energia, por exemplo, há uma forte demanda por operações envolvendo biomassa, biometano e o próprio etanol. Ao mesmo tempo, o mercado de descarbonização vem ganhando importância, a partir de uma pressão cada vez maior de governos e da sociedade como um todo para investir nesse tipo de ação. Já em relação ao agro, mesmo com as recentes quedas da cotação da soja (principal produto do setor), o interesse por deals continua alto, tendo em vista a enorme representatividade do setor em nosso PIB. Portanto, são essas as áreas nas quais enxergamos oportunidades e que devem ser responsáveis por boa parte das fusões e aquisições nos próximos anos”, afirma Vaz.
Nos últimos anos, a VGRI tem buscado um menor foco em operações envolvendo captação de dívida e atuado, predominantemente, com assessoria estratégica às empresas que buscam operações de fusão e aquisição – o que, explica Vaz, não é, necessariamente, uma garantia de que esses M&As irão ocorrer. “Em alguns casos, nosso trabalho de assessoria identifica que é mais interessante para a família controladora de um determinado negócio não se desfazer dessa operação, mas se estruturar melhor para continuar no mercado e ganhar competitividade, situação em que atuamos justamente para apoiar esse crescimento”.
A VGRI é conhecida por sua abordagem detalhada e análise minuciosa e próxima do business, o que, por sua vez, é fundamental na condução de um processo que pode culminar com um M&A. “Nossa proximidade permite que ofereçamos suporte estratégico preciso, ajudando as empresas a navegar e prosperar em um ambiente econômico em constante mudança.”
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA ELIZA VICENTE DA SILVA
julia.vicente@agenciafr.com.br