Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»ESTADOS»São Paulo»Uso de inteligência artificial no Instituto de Radiologia da USP agilizará laudos
São Paulo

Uso de inteligência artificial no Instituto de Radiologia da USP agilizará laudos

19/02/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Downloadinstituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP

O Centro de Inovação (InovaHC) do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), anunciou novo laboratório de IA Generativa, ferramenta que irá possibilitar ao Instituto de Radiologia a emissão mais ágil de laudos médicos com uso da inteligência artificial. Giovanni Guido Cerri, professor de Medicina da FMUSP e presidente dos conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e do InovaHC, explica como a ferramenta pode contribuir com pacientes e profissionais da saúde, além de agilizar os processos médicos.

Benefícios

Para o professor, a inteligência artificial é capaz de auxiliar positivamente nos processos médicos. Pensando nisso, o InovaHC anunciou uma parceria com a empresa Amazon para a inauguração de um laboratório de IA Generativa, o qual possui algoritmos em variadas especialidades médicas e pode ser aplicado para melhorar o fluxo de pacientes. O docente conta que, nas consultas médicas, os profissionais desperdiçam muito tempo analisando os prontuários e todo o histórico clínico dos pacientes. Ele afirma que a IA Generativa pode resumir instantaneamente esses dados e reduzir o tempo utilizado nessa etapa do exame.

“Quando o médico faz uma consulta com o paciente, a Inteligência artificial generativa pega todas as informações e transcreve o resumo delas para o prontuário médico e então o médico, após rever as informações, passa de forma definitiva para o prontuário. Isso representa uma economia muito importante de tempo para os médicos e aumenta a eficiência do sistema”, afirma.

Segundo Cerri, a ferramenta também pode apontar ao profissional da saúde alterações nos exames e laudos radiológicos e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), trazendo mais segurança e precisão no diagnóstico dos pacientes. Nesse sentido, o médico economiza tempo nas fases preliminares e consegue focar nas atividades finais de tratamento e prescrição de remédios.

Tecnologia na radiologia

De acordo com o docente, ao longo dos últimos anos havia previsões de que a inteligência artificial pudesse substituir os especialistas e profissionais da radiologia, como uma espécie de ameaça. No entanto, ele conta que essa ferramenta tornou-se grande auxiliadora dos profissionais da área, produzindo laudos com mais precisão e aumentando a produtividade e eficiência dos processos clínicos.

O especialista conta que os laudos médicos seguiam a mesma formatação de décadas atrás, quando começaram a ser implementados. Ele conta que a parceria do laboratório com a Amazon proporcionou que a IA Generativa conseguisse modernizar essa produção de laudos, de modo que seguissem os padrões de segurança e de dados exigidos pelas legislações recentes.

“O primeiro grande projeto nessa parceria foi a transformação tecnológica do laudo, já que a radiologia, com a ressonância magnética e medicina nuclear, evoluiu bastante ao longo dessas últimas décadas. Portanto, nós queremos fazer com que o laudo também possa acompanhar essa evolução tecnológica”, informa.

Próximas etapas

Conforme Giovanni Guido Cerri, os processos gerados pela IA Generativa são extremamente complexos e, portanto, são divididos em três fases. A primeira, chamada de pré-laudo, é responsável por fornecer informações rápidas e precisas sobre cirurgias, histórico e exames anteriores dos pacientes, de modo a preservar a eficiência e produtividade das análises clínicas.

Na segunda fase, chamada de elaboração, a IA encontra alternativas para pré-formatar o laudo e incorporar imagens ao documento, com o intuito de permitir ao profissional apenas descrever os principais pontos encontrados. Na terceira e última fase, chamada de pós laudo, a ferramenta busca maneiras de entender como tornar o laudo melhor elaborado para leitura dos médicos e também dos pacientes, já que muitos destes têm acesso aos resultados atualmente, mas não compreendem a linguagem técnica.

“São três fases e nós estamos conversando com a primeira, das informações que tem que chegar para o radiologista para que ele possa elaborar um laudo preciso. Esse projeto vai se desenvolver ao longo do ano e, após esse período, nós imaginamos que poderemos ter já alguma proposta para ajudar a transformar os aproximadamente 30 mil laudos de radiologia que são elaborados por ano dentro do complexo do HC”, conclui o professor .

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Uso de inteligência artificial no Instituto de Radiologia da USP agilizará laudos apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Como Escolher o seu Imóvel de Luxo no Itaim Bibi

24/09/2024

Polícia fecha ‘feira do rolo’ de celulares furtados no centro de São Paulo

24/06/2024

Cidades do Alto Tietê serão interligadas por trens com concessão da linha 12-safira

24/06/2024
EM DESTAQUE

Feira Fama 2024 acontece de 17 a 21 de julho, na Beira Mar, com entrada gratuita

18/07/20240

Supermercado Verdemar realiza mutirão de empregos até terça-feira (7/01)

06/01/20250

Raposo Shopping promove campanha solidária de doação de cabelo

07/10/20240

Os Sapos, protagonizado por Thalita Carauta, estreia nas plataformas digitais Claro TV+ (NOW) e Vivo Play.

16/04/20250

Sorvetão diz que Xuxa poderia ter ligado quando Conrado descobriu tumor

23/10/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.