Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»FINANÇAS»Um paralelo entre o comércio exterior e o mercado imobiliário
FINANÇAS

Um paralelo entre o comércio exterior e o mercado imobiliário

02/05/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Por Larissa Anselmo, diretora de expansão do Grupo 3S CORP Soluções Internacionais

 

Seja dentro do comércio internacional ou do mercado imobiliário, a alocação de espaço é uma parte importante das estratégias bem sucedidas nos dois segmentos. Cada mercado, com suas particularidades, enfrenta ciclos de oferta e demanda que definem a dinâmica de preços e fluxos. Mas, diferente entre si, em um dos lados estão os investidores e, do outro, as empresas que utilizam da logística internacional e nacional.

 

Comércio exterior: o desafio da estratégia logística

No comércio exterior, a jornada de um produto, desde a produção até a entrega final, é uma sucessão de etapas de alocação de espaço, que começa na fábrica do exterior, passando pelo espaço no contêiner e embarque, chegada no destino e a etapa de desembaraço aduaneiro, até os centros logísticos e transportadoras. A eficiência em cada uma dessas fases é crucial para garantir competitividade e lucratividade.

 

Ciclo imobiliário: o termômetro do mercado

O mercado imobiliário, por outro lado, é regido por um ciclo de investimento com quatro fases:

Superoferta: o aumento na disponibilidade de espaços e a consequente redução nos preços de locação.

Recessão: a oferta ainda em alta pressiona os preços para baixo, além do esperado.

Recuperação: uma retomada nos preços de locação acompanhada pela diminuição na taxa de disponibilidade.

Expansão: a escassez de oferta eleva os preços e incentiva novas construções.

 

O paralelo entre os dois mundos

Analisando o comércio exterior através dessa lente imobiliária, conseguimos desenhar um paralelo interessante.

Superoferta: no contexto atual, a produção asiática, especialmente na China, oferece alta disponibilidade, principalmente pela absurda capacidade de se adequar à demanda de outros países. Assim como no mercado imobiliário, a escolha por um fornecedor de qualidade é decisiva, pois o excesso de opções exige uma seleção minuciosa para garantir qualidade e confiabilidade.

Recessão (em paralelo, esta fase seria a de Revisão): no desembaraço aduaneiro, o serviço tem passado por um processo de digitalização. Essa transição é análoga à recessão imobiliária, onde ajustes são feitos em resposta às condições de mercado.

Recuperação: os galpões logísticos estão em fase de recuperação (já entrando na de Expansão, eu diria). Aqui, o aumento das vendas online, após a pandemia, pediu a construção de novos armazéns, principalmente em regiões portuárias. Além de mais oferta, o serviço logístico de armazenagem e transporte tem se especializado de forma acelerada com tecnologia e novas soluções, para absorver a demanda. Nessa fase, similarmente à recuperação dos preços de locação no mercado imobiliário, as estratégias logísticas bem-sucedidas começam a render frutos.

Expansão: a indústria e o comércio eletrônico estão em expansão. Acredito que podemos considerar vários fatores de influência, como: tremenda capacidade produtiva da indústria asiática, preocupações ambientais com esgotamento de recursos, novas tecnologias e consumo acelerado. Os países têm adequado sua produção para “calibrar” a economia e ganhar competitividade. A demanda aumenta, mas a oferta não consegue responder na mesma velocidade. Isso impulsiona novos investimentos, regulamentações e, assim como na fase de expansão imobiliária, aumento dos preços.

 

Transporte marítimo: uma maré de desafios neste modal

O frete marítimo é uma peça central no comércio exterior, mas requer uma estratégia cada vez mais sofisticada. Com poucos navios disponíveis para atender à demanda global crescente e a transição energética impactando o setor, bem como conflitos geopolíticos, prevê-se aumento nos custos de transporte. O paralelo aqui é a relação entre oferta e demanda de espaços comerciais em regiões nobres, onde a escassez aumenta os preços.

 

Pânico ou aceitação com a recessão? 

Crises geralmente escondem oportunidades. Pode ser a vez do transporte aéreo de cargas se potencializar. Assim, como as compras online, feitas por pessoa física, crescem em sites do exterior, a demanda pelo frete courier internacional tende a subir. Vimos que condomínios logísticos expandiram diante da demanda, por isso agora pode ser a vez de vermos inovação acelerada nos modais de transporte. 

 

O segredo do sucesso no comércio internacional

Muitos importadores acreditam que encontrar um produto no mercado asiático é a chave para o sucesso. No entanto, como pudemos refletir juntos aqui, a compreensão do ciclo de oferta e demanda é fundamental. A escolha de um fornecedor que possa garantir boas estratégias nas demais etapas da cadeia logística, internacional e nacional, se faz importante. 

Como no mercado imobiliário, onde a localização e o timing de um investimento fazem toda a diferença, no comércio exterior, a visão especialista em cada fase é o que determina a rentabilidade da operação.

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Adesivo Hotmelt Acrílico UV: solução sustentável e de alta performance

04/09/2024

Henkel destaca soluções avançadas para o setor de mineração na Exposibram 2024

04/09/2024

Artesanato fomenta cultura e gera renda em Jequitibá, a ‘Capital mineira do folclore’

04/09/2024
EM DESTAQUE

10 Aplicações Incríveis de Óleos Essenciais

02/10/20231

 Genetec reforça Programa de Canais no Brasil

26/02/20240

Oficinas de jardinagem e happy hour integram programação de férias do Shopping Central Park

22/01/20250

Philips fortalece espaço de trabalho de radiologia habilitado para IA, combinando orquestração de fluxo de trabalho, relatórios e aplicações clínicas para melhorar a experiência do paciente

03/05/20240

Compras de final de ano: o papel da cloud na escalabilidade do E-commerce

22/11/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.