No setor varejista, acompanhar os preços praticados pelos concorrentes tornou-se essencial para a elaboração de estratégias de precificação eficazes. Pensando nisso, a TrackingTrade, uma das maiores empresas do Brasil especializada em simplificar processos por meio de inovação tecnológica, desenvolveu uma nova ferramenta: o PriceTrack.
A solução apresenta uma inovação voltada para o monitoramento de preços de produtos no setor. Em um cenário onde a tecnologia avança rapidamente e a competitividade é crescente, entender o mercado e ajustar as estratégias de precificação é vital para manter a relevância e lucratividade.
De acordo com Pablo Zapata, CEO da TrackingTrade, o PriceTrack é a solução ideal para empresas que querem estar por dentro dos movimentos de seus concorrentes no varejo.
“As organizações ganham muito potencial de mercado ao fazerem o monitoramento de outras empresas. Para ter acesso a dados de maneira rápida e organizada, devem contar com ferramentas que promovem o levantamento destes dados,” afirma o executivo.
A importância do monitoramento de concorrentes
Pablo ainda afirma que ter a capacidade de monitorar em tempo real os passos, e preços de seus produtos e dos concorrentes possibilita que as empresas possam definir melhor suas estratégias, baseadas em dados de mercado que podem ser acessados com o PriceTrack de maneira rápida e automatizada.
“Acompanhando de perto os preços dos concorrentes, os varejistas podem ajustar suas políticas de preços de forma mais precisa e competitiva, assim podem definir melhor as estratégias de venda e distribuição de seus produtos, aumentando assim a margem de lucro obtida,” afirma Zapata.
Este tipo de monitoramento permite que as empresas percebam como o mercado avalia seus produtos e principalmente, preços, em relação aos concorrentes. Isso ajuda a evitar a comoditização dos produtos e mantém uma estratégia de pricing diferenciada.
Benefícios do monitoramento de preços
O principal objetivo de adotar estratégias de monitoramento de preços é assegurar a execução eficaz da política comercial, garantindo credibilidade junto aos canais de distribuição e atraindo investimentos no processo de sell-in.
Além disso, essa prática ajuda a mensurar a sinergia entre distribuidores e subcanais, como pontos de venda físicos e e-commerce. Para Pablo Zapata, dentro da estratégia de monitoramento dos concorrentes, a de preços é uma das mais importantes.
“Analisar os preços dos concorrentes permite identificar oportunidades de mercado e ajustar as margens de lucro de forma mais assertiva. Este é um dos principais, se não o principal balizador de estratégias, com isso as empresas podem entender como está sendo a reação dos consumidores com as estratégias adotadas,” explica Zapata.
Regulamentação e compliance
O uso de ferramentas que fazem o monitoramento de preços de forma automatizada ainda oferecem o benefício de auxiliar as empresas a atenderem normas regulatórias com relação à prática de preços equilibrados de acordo com o mercado. Além de auxiliar em estratégias de precificação atreladas a promoções e ofertas.
“O uso do PriceTrack auxilia grandes indústrias e players do varejo a estarem a par do que o mercado está oferecendo aos consumidores. Isso além de impactar com relação a competitividade, também define a conformidade com relação a normas de precificação que o mercado impõe,” detalha Pablo.
Ferramentas automatizadas
Ferramentas avançadas são necessárias para processar grandes volumes de dados de diversos canais, proporcionando um diferencial competitivo significativo. Implementar um sistema eficaz de monitoramento de preços dos concorrentes envolve desafios, mas as ferramentas automatizadas como o PriceTrack oferecem benefícios tangíveis em comparação com o monitoramento manual.
Entre os principais benefícios estão a agilidade analítica, maior acuracidade, melhoria de margens, aumento de vendas e maior engajamento dos canais de distribuição.
“Com a adoção de ferramentas como o PriceTrack, os varejistas mantêm uma visão holística e atualizada do mercado. A ferramenta garante que as empresas possam acompanhar dados de vendas e ofertas em um dashboard inteligente e personalizado de acordo com as necessidades da companhia,” finaliza Zapata.
O PriceTrack utiliza recursos avançados para processar grandes volumes de dados e monitorar preços em tempo real. Com esta ferramenta, é possível aprimorar a estratégia de pricing e entender o posicionamento da marca em marketplaces.
Sobre a TrackingTrade
A TrackingTrade é uma das maiores empresas do Brasil especializada em estratégias tecnológicas para impulsionar processos com agilidade, otimização e eficiência.
Fundada em 2009 pelo empresário Pablo Zapata, a companhia tem como objetivo construir vantagens competitivas sólidas a seus parceiros por meio de soluções eficientes e confiáveis.
Atualmente, a empresa conta com clientes como Samsung, Bosch, LG, The Coffee, P&G, Bayer, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Boticário e outros.Saiba mais: trackingtrade.com.br
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AGENOR DE ANDRADE SANTANA
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