O mercado de franquias tem experimentado crescimento significativo em 2024 — no primeiro trimestre, houve aumento nominal de 19,1% em comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Isso significa que gerenciar uma franquia é operar em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo; então, é essencial monitorar, controlar e otimizar as atividades de vendas e atendimentos. Por isso, as tecnologias de Ponto de Venda Móvel (PDV), que trazem à palma da mão todas as funcionalidades necessárias a uma operação, tornam-se estratégicas para esse modelo de negócio.
“O PDV móvel integra tecnologias de pagamento móvel, rastreamento em tempo real, atendimento personalizado e gerenciador de pedidos, oferecendo não só conveniência e flexibilidade ao consumidor, mas uma maneira de expandir o alcance de mercado da empresa. Esses pontos de vendas portáteis melhoram a experiência do cliente, aumentam as vendas e otimizam as operações logísticas”, destaca Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, Retail Tech especializada em inovação para o varejo.
Ter tudo o que é necessário em um dispositivo móvel agiliza consideravelmente as transações, aumentando a eficiência operacional e permitindo que os funcionários se concentrem em outras tarefas importantes, como atendimento e manutenção do ambiente de venda. Com isso, o tempo de inatividade da equipe é minimizado, e a produtividade geral da franquia é maximizada.
A satisfação do cliente é diretamente impactada pelo PDV móvel, que permite concluir vendas em qualquer lugar, dentro ou fora da loja, oferecendo mobilidade e flexibilidade — eliminando as filas e a necessidade de caixas fixos. A venda pode ser finalizada até mesmo se o dispositivo estiver offline.
Outro benefício é a redução de custos, alcançada pela automação dos processos e eliminação de tarefas manuais. Na montagem da loja física também notam-se vantagens, já que, com a gestão inteligente de produtos mais acessível a todos, em tempo real, evita-se ocupar espaço com estoque redundante e ganha-se flexibilidade, mobilidade e menos gastos operacionais.
A precisão no controle de estoque e a capacidade de monitorar as vendas ao vivo, por sua vez, evitam perdas e desperdícios, fatores que podem afetar negativamente a lucratividade de uma franquia. “Com essas vantagens, os clientes são mais propensos a retornar e a recomendar a unidade a outros, o que pode levar a um aumento nas vendas e no reconhecimento da marca. Assim, o empreendimento viabiliza sua expansão”, finaliza Andrei.
Sobre a Nexaas
A Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.
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MARIA DAS GRACAS SILVA DOS SANTOS
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