A sazonalidade é o grande desafio para os operadores logísticos e é também o período que exige atenção redobrada para receber, armazenar e transportar produtos. A Páscoa é uma das datas mais importantes para o comércio e consumidores, com uma logística que começa a ser estruturada com até cinco meses de antecedência.
Para a Páscoa 2024, a FM Logistic do Brasil deu início a todo o processo em outubro do ano passado. Do Centro de Distribuição (CD) de São Paulo, com uma área climatizada de 16 mil m2 e temperatura controlada entre 16º e 22º, a empresa se organiza para que os chocolates sejam entregues nas gôndolas dos maiores varejistas em todo o território nacional.
Qualidade e precisão na operação logística são os principais diferenciais da FM para atender ao amplo mercado consumidor e fazer com que mais de 10 milhões de produtos, entre ovos de chocolate, barras e caixas de bombons, sejam perfeitamente distribuídos e entregues. A empresa também investiu R$ 4,5 milhões para aumentar a área de armazenagem destinada à movimentação de produtos com temperatura controlada.
Entre os principais diferenciais da FM Logistic na armazenagem de cargas refrigeradas estão licença da Anvisa, políticas rígidas de qualidade, tecnologia para controle e rastreabilidade dos paletes, sistema WMS com monitoramento de lote, bloqueios, certificações em segurança alimentar e auditoria específica.
“Temos mais de 15 anos de experiência na operação Páscoa, realizada em parceria com nossos clientes, alicerçada no gerenciamento de operações sazonais com qualidade e precisão, alta acuracidade de inventário, torre de controle diária para acompanhamento da evolução, capacidade e produção”, explica Luciana Lacerda, diretora de operações da FM Logistic do Brasil.
A potencialidade do período a cada ano torna a operação ainda mais desafiadora. Para 2024, o crescimento esperado na movimentação da Páscoa na FM Logistic é 43% superior em relação ao ano passado. São mais de 70 profissionais dedicados e treinados que dão fluxo a toda a volumetria em um único mês.
“Contamos com flexibilidade e know how para estabelecer a capacidade produtiva em curto prazo de tempo, tudo isso apoiado por sistemas integrados. A alta satisfação dos clientes fortalece nossa parceria de longo prazo no mercado”, finaliza a executiva.