São Paulo, fevereiro de 2024. Conforme dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cerca de 80% das empresas no mundo têm origem familiar, como é o caso da maioria dos revendedores de tintas do Brasil. E com o objetivo de gerar conexões entre mais de 90 líderes no atacado e varejo de material de construção especialmente do Brasil e também do Uruguai, Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Líbano e ampliar o conhecimento cultural, a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, estará presente no “Summit: Líderes de Famílias Empresárias”, em Punta del Este, entre os dias 11 e 14 de março. O evento é organizado pela Atlas, empresa líder em seu segmento e referência em produtos para pintura, construção e casa, que conta com o apoio do Ministério de Turismo do Uruguai para o encontro das lideranças.
De acordo com Renato Rocha, Diretor Comercial de tintas decorativas BASF da América do Sul, a participação no Summit é uma oportunidade de criar conexões e trocar experiências. “Acreditamos na força da escuta e da troca de experiências para ampliar a nossa visão e aprimorarmos cada vez mais a nossa atuação. Participar de um evento internacional com diversas empresas do setor, discutindo soluções sobre a liderança em empresas familiares, é uma possibilidade grandiosa de apoiar o futuro dos nossos parceiros, que correspondem a um percentual expressivo de volume das nossas vendas. Estar neste importante evento é mais uma mensagem do compromisso da Suvinil com seus parceiros”, afirma.
Em um cenário no qual o segmento de materiais de construção segue em crescimento constante, tendo em vista que além de novas construções, também existe uma alta demanda para reformas e manutenções, a Suvinil enxerga o futuro com possibilidades. “Acreditamos que esse será mais um ano no movimento de retomada, desta vez, partindo de um cenário mais otimista comparado aos últimos anos. Para os líderes, tanto do nosso setor quanto dos demais segmentos, além de se manterem atentos às necessidades do mercado em e suas tendências, é importante manter uma mente aberta às possíveis mudanças e novas rotas. Iniciamos 2024 com importantes investimentos para contribuir com o crescimento do sell out dos nossos parceiros, como, por exemplo, com a participação pela 5ª vez na maior feira de varejo do mundo, a NRF, que contou também com a participação de alguns sucessores do Elo do Futuro, programa da Suvinil para capacitação de sucessores de negócios familiares de lojas parceiras, com foco em boas práticas de governança”, acrescenta Rocha.
A proposta do Summit é proporcionar encontros para discussões importantes dentro do segmento, com foco no sucesso e perenidade dos negócios familiares. As atividades terão a participação e curadoria de conteúdo da ISE Business School, uma das melhores escolas de gestão do mundo, sendo o primeiro lugar no ranking mundial de Programas Abertos de Educação Executiva.
O Summit terá como tema central ‘Desafios da Perpetuidade do Negócio’ e será comandado por especialistas como Oscar Simões, Diretor Acadêmico e Professor dos Departamentos de Economia e Direção Financeira. Ricardo Engelbert, Diretor dos Departamentos de Operações, Tecnologia e Informação e Empreendedorismo, Professor de Inovação e Direção Geral, falará sobre: “Transformação Digital e Longevidade do Negócio: desafios e estratégias para o sucesso”. A programação conta ainda com a palestra de Carlos Folle, Professor de Gestão Empresarial e Política Empresarial, sob o tema “Construindo um futuro perene: conferência de governança familiar”.
“Serão mais de 600 líderes familiares e empresas do setor participando do evento de forma presencial e a distância. Nossos propósitos são que estas empresas possam criar conexões, trocar conhecimentos e experiências e acima de tudo, possam se qualificar profissionalmente no segmento com a segunda melhor escola de gestão de liderança do mundo eleita pelo jornal Financial Times”, reforça Márcio Atz, Diretor da Divisão de Materiais de Construção da Atlas.
Além do formato presencial, em Punta del Este, no Uruguai, paralelamente mais de 500 convidados poderão acompanhar o evento em uma das 7 salas de audições no Brasil (localizadas no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Ceará). A proposta visa oportunizar a experiência para demais lideranças, onde elas poderão participar ao vivo dos debates promovidos durante o evento e acesso exclusivo a conteúdos internacionais.
Os participantes do Summit também contarão com uma programação que proporcionará uma experiência cultural, gastronômica e turística no Uruguai.
Sobre a Atlas
A Atlas desenvolve negócios e produtos para pintura, construção e casa há 57 anos. Integrante da Holding InBetta, a empresa possui duas unidades fabris, uma em Esteio/RS (40 mil m2 e 550 colaboradores) e outra em Paulista/PE (30 mil m2 e 350 colaboradores), além dos centros de distribuição no RS, SP e PE. Na linha Atlas Pintura e Construção, o portfólio da empresa conta com mais de 1000 itens e na linha Atlas Casa o catálogo chega a 500 opções. Atualmente, a empresa exporta para mais de 50 países da América do Sul e América Central, além de alguns países na América do Norte, Europa e África. Presente em grande parte das lojas de materiais para construção, lojas, ferragens, home centers e lojas de tintas do Brasil e exterior, a Atlas é premiada frequentemente pela busca da qualidade no atendimento a seus clientes, distribuidores, atacadistas, varejistas e consumidores finais.
Sobre a Suvinil
Somos a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF. Em mais de 60 anos de relacionamento próximo com clientes, consumidores e parceiros, estamos presentes em todas as regiões do Brasil, facilitando a jornada de pintura das pessoas e atuando de maneira sustentável. Oferecemos ferramentas e produtos que ajudam nossos consumidores nas diversas situações vivenciadas ao longo da jornada, como aplicativos para escolha de cores, ferramentas para encontrar um pintor qualificado por perto, sem contar na linha completa de produtos para pintar paredes, pisos, tetos, azulejos, madeiras, metais e outras superfícies disponível no nosso site e nas lojas dos nossos parceiros. Além disso, estamos atentos aos impactos ambientais e sociais das nossas ações e compartilhamos iniciativas contínuas que desenvolvemos para promover a sustentabilidade. Já para acompanhar histórias inspiradoras e criativas, confira nossos perfis no YouTube, Pinterest, Instagram e TikTok.