Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Sucessão familiar: Atlas lidera debate no Uruguai sobre longevidade nos negócios
NEGÓCIOS

Sucessão familiar: Atlas lidera debate no Uruguai sobre longevidade nos negócios

wilkesousa17/03/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A sucessão familiar é um dos maiores desafios das empresas. Para debater soluções e garantir a longevidade dos negócios, a Atlas, referência em pintura, construção e casa promove o Projeto Sucessores, de 17 a 20 de março, em Punta del Este (UY). O evento reunirá os 100 sucessores das principais empresas de atacado e varejo de material de construção do Brasil e da América Latina, com apoio do Ministério do Turismo do Uruguai, no Hotel Enjoy.  

A proposta é gerar e fortalecer relações a partir das reflexões sobre a importância de se discutir os processos de sucessão familiar nas empresas de atacado e varejo do setor. Concebido para oferecer tanto conteúdo por meio de conferências quanto por debates por consultorias especializadas na área, o Projeto Sucessores vai acontecer de maneira híbrida. Além das atividades presenciais no Uruguai, haverá 8 salas de audição no Brasil com capacidade para até 80 clientes convidados por espaço, somando uma audiência de mais de 800 pessoas. Assim, a Atlas reúne no Projeto Sucessores  60% do PIB do setor de material de construção do país e além de grandes importadores da América Latina.  

A Atlas repete a parceria com a ISE Business School, destaque mundial entre escolas de gestão, que já esteve em evento da empresa em 2024. A programação do Projeto Sucessores Atlas divide-se em quatro conferências. As três primeiras, com profissionais da escola de gestão, trarão os temas Construção de Cultura Organizacional – Insights e Desafios, ministrada por Cesar Bullara, Diretor e Professor do Departamento de Gestão de Pessoas e Professor de Ética nos Negócios; Adoção de Novas Tecnologias Nas Organizações – Impactos da Inteligência Artificial e Outras Tecnologias, ministrada por Fabio Barbosa, Professor do Departamento de Operações, Tecnologia e Informação e Direção Geral, e a terceira será Formação do Diretor Geral – Uma Perspectiva Humanística,  a cargo de Marcos Citeli, Diretor e Professor do Departamento de Contabilidade e Controle, do Núcleo Consensus de Estudos em Negociação, Conflito e Comunicação e professor de Empresa Familiar e Direção Geral. 

Já a quarta conferência ocorre no formato de painel sob o tema Governança, Estruturas e Transações em Empresas Familiares. A condução fica a cargo de Marco La Rosa de Almeida e Alberto de Oliveira Neto, líderes com experiências em direito societário e nos setores de saúde, educação, logística, incorporação e construção.  

O painel Empresas familiares: governança, estruturas e transações abordará temas de alto impacto a empresas familiares e a seus sucessores (seja na condição de acionistas, conselheiros e executivos).  

Como parte relevante do patrimônio de uma família, a empresa familiar pode contar com a participação dos sucessores na criação e proteção de valor por meio de diferentes ângulos. Um processo sucessório planejado e bem executado é essencial para o sucesso de uma empresa e, quando aliado a uma fusão empresarial ou a aquisição de outros negócios, pode garantir a prosperidade e perenidade do legado familiar. 

Dentro deste contexto, os painelistas discutirão temas como mudanças causadas pela chegada de novos sócios-sucessores, a separação de papéis dentre membros da família, instrumentos de governança, diversificação e gestão de valor empresarial, riscos de sucessão, e transações como ferramenta de perenidade. Como perceber o momento de trazer pessoas externas à família para a sucessão? Quais as instâncias de governança mais adequadas? Como organizar o patrimônio em diferentes negócios? Quais as mudanças após a aquisição de outra empresa? Compartilharemos respostas, perspectivas e experiências de executivos e profissionais com experiência em tais matérias, com uma abordagem direta e prática, tratando de dúvidas e desafios encontrados no dia a dia dos participantes. 

Marco Almeida, sócio do Lobo de Rizzo, mediará o painel e enxerga que “a definição do papel de cada sucessor na vida da empresa familiar, com a atribuição clara de direitos, deveres e poderes, é fundamental para alinhar expectativas e direcionar esforços coordenados para a institucionalização e perpetuação da empresa familiar”.   

“Frequentemente, a falta de informações confiáveis impede que famílias considerem uma fusão com um competidor ou a aquisição de um negócio complementar como ferramentas de sucessão e de perenidade patrimonial. O processo, na prática, é totalmente adaptado ao contexto de cada empresa e aos objetivos de cada família. O evento traz uma oportunidade única para debater estes e outros temas de maneira aberta e amigável. Há muito conhecimento a ser multiplicado”. É o que diz que Alberto de Oliveira, sócio da JK Capital e um dos mediadores do painel.

A área de consultoria será apresentada pelo escritório de advocacia Lobo de Rizzo e pela empresa de assessoria financeira JK Capital.  

Um tema ainda evitado  

Marcio Atz, diretor geral da Atlas, chama a atenção para o fato de a sucessão familiar ser um assunto ainda evitado, tamanha a sua complexidade. Seja por insegurança e medo em relação ao futuro ou mesmo por negação, os empresários adiam o debate e as decisões sobre quem dará continuidade aos seus negócios. “Hoje, apenas 25% das empresas desta área vencem a primeira sucessão, o restante sucumbe após 20 ou 30 anos, seja a empresa de pequeno, médio ou grande porte”, afirma Atz, ao afirmar que 90% das empresas brasileiras são familiares atualmente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

A projeção da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) prevê que o setor vai crescer em torno de 2,8% em 2025. 

Para Atz, são números expressivos e importantes, o que justifica que essas empresas tenham saúde financeira e continuidade.  

O Projeto Sucessores também deve promover, mais do que troca de conhecimento e networking, crescimento em termos de negócios e parcerias. A expectativa é superar o evento anterior, quando foram movimentados cerca de R$ 280 milhões pela organizadora e seus apoiadores. A ideia, segundo Atz, é repetir os bons indicadores e seguir aproveitando o cenário econômico que, apesar do impacto enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado, se mantém razoavelmente positivo, com boas movimentações de consumo no setor.  

Os participantes do Projeto Sucessores ainda terão acesso a uma programação cultural, gastronômica e turística no Uruguai. O evento tem como apoiadores as empresas ArceloMittal, Mundial Prime, Viapol e Suvinil, Marluvas, e Max Ferramentas, além do Ministério do Turismo do Uruguai.  

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAFAEL GALINDO MARCHESANO
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
EM DESTAQUE

Segurança Física na Nuvem: qual é o modelo certo para a sua empresa?

13/03/20250

Aumento do preço do café arábica em 31 de julho: a notícia que impactará seu bolso!

31/08/20230

Estudos abordam desafios vividos por produtores de Pirarucu

02/12/20240

Automação se consolida como solução para reduzir perdas no e-commerce

27/03/20250

Justiça julga mais um acidente de trabalho com morte

28/02/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.