Implementar soluções tecnológicas em mercados que possuem resistência à inovação sempre será um desafio longo, mas que pode gerar bons resultados à medida em que a comparação entre o uso da tecnologia e o serviço manual possa ser feita sem um olhar enviesado.
Com isso em mente, a GVC, startup líder em edificações baseadas em tecnologia, está redefinindo os parâmetros dos estudos de viabilidade na construção civil, utilizando a combinação poderosa de Inteligência Artificial e Design Generativo. Essa abordagem inovadora não apenas otimiza processos, mas também abre novas possibilidades para arquitetos, engenheiros e investidores, transformando a maneira como projetos são planejados e executados.
O setor de construção civil, historicamente, é um pouco mais fechado quando se trata de uso de tecnologia e inovações, pois há uma cultura de que se as coisas estão dando certo, não há motivos para mudar. Mas com a transformação digital que vem ocorrendo nos últimos anos, existe um movimento muito forte para quebrar este paradigma.
Para Guilherme Valente, CEO da GVC, este movimento é benéfico de todas as formas, ao mercado. “Entendemos a posição de alguns líderes do setor de gostarem de como as coisas funcionam, mas o uso da tecnologia na construção civil é um caminho que se mostra o mais correto para a evolução deste mercado tão vasto de oportunidades em nosso país”, afirma.
A força da IA e do design generativo
Um estudo de viabilidade é uma análise abrangente realizada para determinar se um projeto é factível ou não, avaliando aspectos técnicos, econômicos, legais e operacionais. Ele envolve a análise de mercado para entender a demanda e a concorrência, a viabilidade técnica para garantir a disponibilidade de recursos e tecnologias, a viabilidade econômica para avaliar os custos e projeções de receita, a conformidade com leis e regulamentações, e a identificação de riscos associados a um projeto de construção civil.
Estudos de viabilidade tradicionais, realizados manualmente podem ser demorados e suscetíveis a erros humanos. A GVC, ao integrar IA e Design Generativo, automatiza e aperfeiçoa essa análise, garantindo resultados mais precisos e em um tempo significativamente menor.
“Imagine avaliar todas as possibilidades de viabilidade da construção de um empreendimento de forma manual. Isso pode levar muito tempo, além de correr riscos de acontecer uma falha humana. Quando este estudo é realizado por IA, a chance de acerto é muito maior, sem contar que com o uso da tecnologia, diversos estudos podem ser realizados de uma só vez”, complementa Valente.
Um dos pontos fortes dessa tecnologia é sua capacidade de processar grandes volumes de dados em frações de segundo. Por exemplo, ao avaliar a viabilidade de um novo empreendimento, a IA pode rapidamente analisar terrenos, comparar custos de materiais, prever impactos ambientais e otimizar o design para eficiência energética. Em contraste, um estudo manual dessas proporções poderia levar semanas ou até meses
Por exemplo, um estudo de viabilidade para a construção de um complexo residencial pode incluir a análise de milhares de combinações de materiais e técnicas de construção, visando encontrar a opção mais sustentável e econômica. A IA, aliada ao Design Generativo, pode gerar e avaliar todas essas opções, selecionando as melhores com base em critérios predefinidos.
Quebrando Tabus
Embora a adoção de tecnologias avançadas ainda encontre resistência, a GVC está na vanguarda de uma mudança cultural que abraça a inovação. O Design Generativo e a IA ainda são vistos com desconfiança por alguns profissionais que temem a substituição do trabalho humano. No entanto, a GVC demonstra que essas tecnologias não substituem, mas complementam e potencializam a expertise humana.
“Todo o trabalho desempenhado pela Inteligência Artificial é baseado no que os gestores indicam a ela. Nenhuma tecnologia fará um estudo de viabilidade, caso não seja nutrida de informações necessárias para realizar este estudo de maneira mais coerente com o que é necessário para uma construtora. Por isso a IA é uma ferramenta que agrega ao setor, com o uso dela, as atenções podem ser voltadas ao que realmente importa na fase inicial de uma construção”, finaliza o CEO.
Ao implementar essas soluções, a GVC está liderando a transformação digital no setor da construção civil, mostrando que a inovação tecnológica pode coexistir com o conhecimento tradicional, elevando o nível de precisão e eficiência dos projetos.
Análises precisas
A GVC, com sua abordagem pioneira que integra IA e Design Generativo nos estudos de viabilidade, está redefinindo o futuro da construção civil. Essa tecnologia não apenas otimiza processos, mas também proporciona uma análise mais precisa, rápida e confiável, abrindo novas possibilidades e superando as limitações dos métodos tradicionais.
Apesar da confiança nos processos enraizados no setor de construção civil, a tecnologia é uma realidade que está presente para agregar. O uso de ferramentas que se baseiam em IA é uma realidade que está presente no cotidiano e neste setor, não poderia ser diferente. Com isso, startups como a GVC enxergam um caminho de inovação e que entrega novas possibilidades a empresas, que quando adotam essas soluções ficam à frente de seus concorrentes.
Sobre a GVC
A GVC é uma empresa líder em edificações baseada em tecnologia para idealizar e acompanhar construções de grandes projetos da engenharia civil. O principal objetivo da GVC é utilizar a tecnologia para alcançar o melhor do que uma construção pode oferecer. Assim, entregando um projeto assertivo e detalhado para as construtoras.
A tecnologia desenvolvida e utilizada pela GVC é um grande passo para a engenharia civil, pois permite que um projeto seja ajustado milhares de vezes, antes e durante o processo de construção, oferecendo uma execução mais assertiva do projeto. Ao longo dos últimos anos, a empresa já atendeu mais de 40 clientes, entre eles Cassol, Cidade Matarazzo, Grupo Bradesco, Emccamp, Tenda, FG e outros.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AGENOR DE ANDRADE SANTANA
hever.costalima@gmail.com