Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»ESTADOS»São Paulo»SP aumenta arrecadação do IPVA com campanha ‘Lembrete do Bem’
São Paulo

SP aumenta arrecadação do IPVA com campanha ‘Lembrete do Bem’

24/04/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

DownloadCampanha “Lembrete do Bem” é direcionada aos contribuintes do IPVA

A modernização fazendária proposta pela atual gestão da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) dá mais um passo com a campanha “Lembrete do Bem”, direcionada aos contribuintes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A iniciativa, a cargo da Supervisão do IPVA, ligada à Diretoria de Arrecadação, Cobrança e Recuperação da Dívida (Dicar), consiste no envio de e-mails a contribuintes com avisos e orientações úteis, como o vencimento do imposto.

Cerca de 524.6 mil e-mails foram enviados, entre 6 e 22 de fevereiro, para proprietários de 463,5 mil veículos que não haviam realizado nenhum pagamento do imposto em 2024. Nesta etapa, foram excluídos da base de dados quem havia efetuado o pagamento da cota única com desconto ou da primeira parcela, vencida em janeiro. O escopo da comunicação limitou-se aos contribuintes com saldo devedor de IPVA 2024 superior ou igual a R$ 2 mil. A equipe utilizou a base de dados da Nota Fiscal Paulista, Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo (Cadesp) e Sistema de Veículos (Sivei) para selecionar o e-mail dos contribuintes contatados.

A campanha continuou ativa nos meses seguintes: em março os contribuintes foram avisados sobre o vencimento da terceira parcela, enquanto em abril contempla os avisos da quarta. Em maio, eles serão comunicados sobre o encerramento do calendário do IPVA 2024, com o vencimento da quinta parcela. A equipe também planeja incluir novos avisos nos meses de licenciamento dos veículos.

Para Sheyne Leal, diretora da Dicar, a campanha “Lembrete do Bem” é recompensadora porque constata, com dados e números, o resultado efetivo do trabalho efetuado. “A equipe se empenhou muito na construção e melhoria do algoritmo para captura, tratamento e validação de e-mails. Com isso, e com nosso esforço de comunicação com os cidadãos, percebemos um resultado que é positivo tanto para o Estado quanto para a sociedade. Para o Estado, temos na melhora da taxa de adimplência um efeito positivo para a arrecadação. E, para a sociedade, oferecemos apoio e orientação, ajudando o cidadão a evitar esquecimentos e suas potenciais consequências negativas”, completa Sheyne.

​Conforme análise da Supervisão do IPVA, foi constatado um aumento considerável na quantidade de pagamentos efetuados antes do vencimento do IPVA referente à cota única sem desconto.

Mais especificamente, os dados estatísticos sobre os resultados obtidos na ação são:

A taxa de adimplência do grupo de contribuintes “acionados” (para os quais foi enviado e-mail) foi 96,17% maior que a do grupo “sem e-mail”.
A taxa de adimplência do grupo de contribuintes com “e-mails abertos” (aqueles que abriram nossa mensagem) foi 37,78% maior que a do grupo “e-mails não abertos” (aqueles que não abriram nossa mensagem, ou que não a receberam por algum erro).

A Supervisão do IPVA estima que em fevereiro houve um aumento de arrecadação superior a R$ 120 milhões com a campanha de Lembrete do Bem, quando comparado os pagamentos efetuados pelos contribuintes que receberam a comunicação daqueles que não receberam.

​Além de informar a data de vencimento do imposto, a mensagem enviada aos cidadãos contempla também informações sobre como efetuar o pagamento e penalidades de multa e juros para quem descumprir o prazo.

IPVA 2024

O calendário do IPVA 2024 está ativo. Em abril, a Sefaz-SP recebe a quarta parcela, enquanto a última deverá ser recolhida pelos contribuintes em maio. A novidade para 2024 é o pagamento via PIX. A medida tornou mais rápido, facilitado e imediato o pagamento do imposto, permitindo o recolhimento por meio de QR code junto a cerca de 800 instituições financeiras.

Continuam valendo as demais opções de recolhimento diretamente na rede bancária. Para efetuar o pagamento do IPVA 2024, basta o contribuinte utilizar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). É possível efetuar o pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.

A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

​Todas as informações sobre IPVA podem ser consultadas na página do IPVA no portal da Sefaz-SP.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post SP aumenta arrecadação do IPVA com campanha ‘Lembrete do Bem’ apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Como Escolher o seu Imóvel de Luxo no Itaim Bibi

24/09/2024

Polícia fecha ‘feira do rolo’ de celulares furtados no centro de São Paulo

24/06/2024

Cidades do Alto Tietê serão interligadas por trens com concessão da linha 12-safira

24/06/2024
EM DESTAQUE

Trabalhador prefere almoçar em restaurante por quilo ou em buffet com preço fixo

14/08/20240

“Problema cultural” destaca professor de trânsito sobre acidentes com fatalidades em São Paulo

22/08/20240

Conheça Adelaide Brito, a mulher que vem revolucionando o agronegócio

06/04/20240

Rei do Pitaco é a primeira e única empresa de jogos a aderir ao Pacto Global da ONU

20/04/20240

​Sete estações da CPTM recebem ação do Abril Azul

04/04/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.