Diante de um dos principais desafios do setor tecnológico brasileiro, que é a escassez de mão de obra qualificada, a Softtek, multinacional de tecnologia de origem mexicana, e o Centro Universitário FIAP se uniram em uma parceria que visa identificar novos talentos para atuar neste mercado.
Intitulado “Innovation Challenge”, o projeto consiste em um desafio, baseado em um caso real, que será lançado pela Softtek aos alunos do primeiro e segundo ano do curso de engenharia de software da FIAP.
Ao todo, são esperadas a participação de 400 alunos e 100 projetos desenvolvidos.
“No decorrer do desafio, que será lançado em março e concluído no final de outubro deste ano, os alunos terão à sua disposição a mentoria técnica e suporte aos requerimentos exigidos, oferecidos pelos especialistas da Softtek. Além de incentivar e apoiar os estudantes no desenvolvimento de projetos inovadores, também buscamos com essa ação identificar talentos que possam ser contratados para atuar na nossa organização”, explica Eduardo Floriano, vice-presidente de Operações da Softtek Brasil para as verticais de Varejo, Bens de Consumo (CPG), High Tech e Transporte.
Premiações
Ao final do desafio, todos os projetos entregues serão avaliados por uma banca formada por profissionais da Softtek, e os três melhores projetos serão premiados durante o NEXT Festival, promovido pela FIAP.
Ao todo, serão distribuídos 10 mil reais em vouchers aos grupos ganhadores – sendo 5 mil reais para o primeiro grupo colocado, 3 mil para o segundo grupo e 2 mil para o terceiro grupo –, que poderão descontá-los em estabelecimentos de sua escolha.
“Segundo dados da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), a oferta atual de 53 mil formandos em TIC no Brasil não supera a demanda de mercado, estimada em uma média anual de 159 mil profissionais. Para ajudar a mudar esse cenário, nós da Softtek estamos investindo fortemente na busca ativa de talentos, por meio de parcerias com empresas e organizações que compartilham desta mesma missão conosco, como é o caso da FIAP”, completa Eduardo.