O Estado do Rio de Janeiro marca um momento histórico ao oficializar o primeiro Dia Estadual do Sociólogo e da Socióloga, uma conquista aclamada pela comunidade sociológica e acadêmica. A aprovação unânime pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em 21 de setembro, estabeleceu o dia 10 de dezembro como a data anual para celebrar e reconhecer a contribuição dos sociólogos para a sociedade.
O projeto de lei, de autoria do Deputado Andrezinho Ceciliano (PT), atendeu a uma demanda da Associação Profissional dos Sociólogos do Estado do Rio (APSERJ).
“A nossa associação desempenha um papel fundamental no esclarecimento sobre a importância dos sociólogos – que tanto contribuem para a compreensão dos desafios e das complexidades sociais – se dedicando, incansavelmente, a elevar a profissão no nosso estado e garantir o nosso devido reconhecimento”, comenta a socióloga Ivana Mourão, Diretora de Comunicação e Articulação da APSERJ.
O dia escolhido tem relação com a lei federal 6888/1980, que reconheceu a profissão de sociólogo no Brasil. No dia 31 de maio deste ano, a data também se tornou, oficialmente, o Dia Nacional do Sociólogo.
Evento nacional
Neste domingo (10), de 16h às 18h, a Associação Nacional dos Sociólogos e Sociólogas (ANASOBR) e o Instituto MAS de Pesquisa promovem um grande evento online para celebrar a data, com o lançamento de dados inéditos obtidos a partir da pesquisa “Perfil do Sociólogo e da Socióloga Brasileira”.
Os resultados do estudo auxiliarão no desenvolvimento de projetos e políticas direcionadas ao reconhecimento e valorização da profissão, além de impulsionar a criação de oportunidades mais significativas para esses profissionais.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U