Cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se as principais doenças que causam a deficiência ocular fossem diagnosticadas precocemente e tratadas de maneira correta. É o que aponta estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Outro levantamento aponta que um terço dos brasileiros nunca se consultou com um médico oftalmologista. Por mais que a visão seja essencial, os dados mostram que ainda falta um longo caminho para que o cuidado com a saúde dos olhos seja uma prioridade e esteja ao alcance de todos.
Para tornar esse trabalho de popularização mais ágil, o uso de unidades móveis é uma alternativa bastante viável em razão de suas peculiaridades como, por exemplo, a possibilidade de busca ativa dos potenciais pacientes. Em vez de depender da iniciativa da população de procurar atendimento oftalmológico, a unidade móvel leva esse atendimento até a população, invertendo assim o processo. Essa opção é particularmente relevante para pessoas idosas, com mobilidade reduzida, que não têm acesso a transporte adequado ou que vivem em áreas onde os serviços de saúde estão distantes.
Além de facilitar o acesso da população aos serviços médicos, as unidades móveis têm a vantagem ainda de oferecer, no caso específico da oftalmologia, tratamento do início ao fim, ou seja, desde uma simples triagem ou consulta até a realização de cirurgias, caso seja necessário.
Outra vantagem é que as opções de veículos para serviços oftalmológicos são as mais variadas. Dependendo do tipo de atendimento que será realizado, o projeto pode ser desenvolvido em uma van, trailer, ônibus, caminhão ou carreta. Em qualquer dos veículos empregados, a sala é climatizada e possui isolamento térmico. No caso específico do oferecimento de serviços de cirurgia, as unidades necessitam de um espaço maior para a instalação das cadeiras cirúrgicas. Por isso, são indicados veículos maiores, como caminhão ou carreta.
O prazo para entrega de uma unidade móvel completamente equipada e pronta para iniciar atendimento é outro diferencial em comparação com as clínicas convencionais. Para a Athos equipar uma van, caminhão ou ônibus são necessários, em média, 60 dias. No caso de carreta, o tempo é um pouco maior, cerca de 120 dias. No momento da entrega, o cliente recebe o manual do usuário juntamente com treinamento sobre o uso e cuidados com a unidade.
Para Diego Teixeira, CEO da Athos, as unidades móveis oferecem um serviço que é capaz de transformar a qualidade de vida das pessoas. “A capacidade de realizar mutirões de saúde para zerar a fila de exames e até de procedimentos mais simples é um fator muito considerado por instituições e municípios que adquirem nossos produtos. Isso sem mencionar a desburocratização: as unidades já saem da Athos prontas para rodar e fazer o atendimento adequadas à legislação”, pontua.
Saúde sobre rodas
Um dos exemplos de que não há fronteiras para levar saúde de qualidade é a entrega da unidade de oftalmologia para o Hospital H. Visão do Piauí. Da sede da Athos em Bauru, onde a unidade foi construída, até a sede do centro especializado são mais de 2,2 mil quilômetros.
A clínica móvel tem capacidade para acomodar 12 pessoas na sala de espera dentro da unidade e está equipada para realização de vários procedimentos cirúrgicos, como cirurgia de catarata por facoemulsificação, remoção de pterígio com alto transplante, cirurgia de calázio, tumores ou lesões oculares externas e injeção intraocular de avastin, entre outros. A clínica foi projetada para realização de até quatro cirurgias simultâneas.
A sala de cirurgia possui oito cadeiras reclináveis, além de espaços para assepsia, higienização médica e esterilização. Esses ambientes auxiliam para que não haja nenhuma contaminação durante o procedimento e após a finalização o paciente segue até a sala de recuperação.
As clínicas móveis produzidas pela Athos são climatizadas, as salas de atendimento possuem revestimentos nas paredes e no teto com isolamento térmico e acústico, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os critérios de qualidade do Certificado ISO 9001.
As unidades móveis oferecem todo o conforto que uma clínica convencional pode ter. E ainda vão além, pois com elas é possível realizar o atendimento em qualquer ponto da cidade, seja na região central, nos bairros mais afastados ou mesmo na zona rural. E em todos esses locais a unidade conseguirá oferecer a mesma qualidade de atendimento que uma clínica convencional.
Sobre a Athos
Fundada em 2001 e com sede própria em Bauru, a Athos projeta e produz unidades móveis para atender às mais diversas necessidades do mercado. A empresa do Grupo Bringel possui uma equipe de especialistas preparada para tirar do papel os projetos empreendedores de seus clientes, auxiliando em suas operações diárias com o uso de veículos inteligentes e funcionais. Os veículos produzidos pela Athos respeitam a todas as normas técnicas vigentes, atendendo na íntegra a legislação brasileira. Foi a primeira do setor a receber o certificado ISO 9001, que faz com que o seu sistema de gestão de qualidade seja reconhecido mundialmente. Para mais informações acesse https://athosbrasil.com.br.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U