A Sensormatic Solutions, portfólio global de soluções de varejo da Johnson Controls, acaba de anunciar as previsões para o varejo brasileiro na temporada de festas de fim de ano. De acordo com o grupo de consultoria de tráfego de varejo e análise de dados da empresa, 24 de novembro (Black Friday), 23 de dezembro (sábado antevéspera de Natal) e 25 de novembro (sábado pós Black Friday) devem ser os dias mais movimentados do período.
“Aqueles que desejam aproveitar a temporada ao máximo podem usar nossas previsões como guia, mas é crucial que os varejistas também recorram aos dados internos e ferramentas analíticas para refinar sua abordagem em relação a promoções, pessoal e experiência do cliente em novembro e dezembro”, afirma Tony D’Onofrio, presidente da Sensormatic Solutions. “É essa visão complementar que colocará os negócios dois passos à frente.”
“Os dados históricos serão extremamente valiosos para os varejistas que preparam as suas estratégias para este fim de ano”, acrescenta Maya Sumiya, country manager da Sensormatic Solutions no Brasil.
Os dias de maior movimento previstos para o comércio brasileiro neste fim de ano são:
24 de novembro — Black Friday
23 de dezembro — Sábado véspera do Natal
25 de novembro — Sábado pós Black Friday
22 de dezembro — Sexta-feira véspera de Natal
16 de dezembro — Sábado antevéspera de Natal
De acordo com os especialistas da Sensormatic, essas informações podem ajudar os varejistas a se preparar de maneira adequada, mas o emprego de ferramentas e tecnologias é uma parte importante do processo para se obter um planejamento eficaz.
Perdas decorrentes de furtos, roubos internos e ações do crime organizado no varejo tradicionalmente crescem no Natal. O uso de soluções de prevenção se torna imprescindível para evitar que esse aumento fuja do controle.
Etiquetas, dispositivos de segurança e embalagens podem ajudar a proteger uma variedade de categorias, enquanto um programa adequado de etiquetagem na origem pode tornar a operação mais eficiente, com estoque pronto para venda e protegido.
Opções mais avançadas, como a Vigilância Eletrônica de Artigos (EAS), podem usar tecnologia RFID para proteger a loja detectando furtos e fornecendo dados ao mesmo tempo.
Também é aconselhável que se otimize a mão de obra para proporcionar melhores experiências ao cliente. Os varejistas sabem que precisam de mais colaboradores durante o período de festas. Mas em quais dias, turnos e departamentos? As respostas dependem de entender o volume e os padrões de tráfego — e até mesmo da jornada do cliente dentro das lojas. Insights de tráfego e jornada do cliente vão além da contagem básica de pessoas ao permitir uma visão holística do trajeto do cliente para melhor prever como o tráfego fluirá na loja, de modo que os colaboradores estejam preparados.
Por fim, a precisão do inventário permite obter a mercadoria certa — e em quantidade suficiente —, no lugar certo e no momento certo, fundamental para uma temporada de Natal bem-sucedida. Otimizar estratégias e logísticas de inventário antes da corrida de Natal pode garantir que a precisão seja mantida e o atendimento seja fácil tanto para os compradores quanto para os colaboradores.
Sensores RFID permitem rastrear a mercadoria desde a origem até a loja, apontando exatamente onde e quando a mercadoria chegará. A visibilidade no piso de vendas permite até 99% de precisão de inventário por meio de contagens rápidas de ciclo e atualizações de movimentação de mercadorias.
Para saber mais sobre os principais impulsionadores dos dias de compras mais movimentados desta temporada de festas e como a Sensormatic Solutions está apoiando as necessidades dos varejistas, baixe o relatório: Os dias de compras mais movimentados de 2023.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U