Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»ESTADOS»São Paulo»Segurança e funcionalidade: governo de SP restaura Ponte Pênsil de São Vicente
São Paulo

Segurança e funcionalidade: governo de SP restaura Ponte Pênsil de São Vicente

28/10/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Download(Crédito: Semil)

Mais charmosa, moderna e segura. Primeira do tipo pênsil do Brasil, a ponte de São Vicente ganhou novo visual. Cartão-postal e um dos pontos turísticos da Baixada Santista, a construção de 109 anos foi inteiramente restaurada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). As intervenções receberam investimento de R$ 5,2 milhões do Governo de SP.

O processo de restauração foi detalhado e incluiu desde jateamento de água de alta potência até limpeza manual com escova de aço e tratamento estrutural para remoção do sal depositado ao longo de mais de um século pela proximidade do mar.

Também foram aplicadas pintura com epóxi (material mais resistente ao processo de abrasão) e camada de poliuretano (um tipo de selante térmico adesivo) nos cabos e pendurais (pontos de fixação dos cabos à plataforma da ponte), de forma que resistam mais à salinidade.

Durante os trabalhos, que duraram 11 meses, o tráfego no local ficou interditado entre 20h e 6h, sendo que na última semana as intervenções exigiram o fechamento completo. Um trabalho acompanhado de perto pelo engenheiro do DER Paulo Eduardo de Oliveira.

“Foi tudo muito minucioso, a começar pelo detalhamento do guarda-corpo, que protege pedestres e evita a colisão de veículos e bicicletas, no qual usamos pneus na parte inferior e instalamos um corrimão que vai melhorar a vida útil do equipamento”, descreve.

Outra intervenção bastante complexa foi a restauração dos cabos que sustentam a estrutura, que receberam a resina de proteção em uma operação digna de alpinistas. “Executamos de forma muito minuciosa dada a grande altura em que esses cabos se encontram”, acrescenta.

Deu muito trabalho, também, a restauração das vigas do piso. “A troca teve projeto próprio, adaptando os níveis das novas peças ao passeio, uma de cada vez, e definindo novos parafusos de modo a melhorar a fixação das tábuas”, completa o engenheiro do DER.

Todas as vigas do tabuleiro de madeira, antes em material sintético, foram substituídas por madeira de qualidade similar à maçaranduba, proveniente de áreas de manejo sustentável, com alta resistência às intempéries. A troca foi feita manualmente, uma a uma, e o piso recebeu material antiderrapante.

A Ponte Pênsil de São Vicente, entre os Morros dos Barbosas e Japuí, é responsável pela ligação da ilha ao continente e é um marco do desenvolvimento do litoral paulista. Mesmo sob vigilância constante de técnicos e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), a estrutura apresentava pontos importantes de corrosão, o que poderia comprometer a segurança.

Download(Crédito: Semil)

“A entrega da ponte pênsil restaurada, mantendo as características e a funcionalidade do projeto original, faz com que continue sendo um marco na nossa história e servindo, ainda, como ligação viária importante entre a ilha de São Vicente e o continente”, concluiu o engenheiro.

Patrimônio histórico – Inaugurada em 1914, a Ponte Pênsil de São Vicente é a primeira ponte suspensa do Brasil. Inicialmente foi projetada para transposição de condutores e tubulação de esgoto, permitindo somente a passagem de pedestres e, posteriormente, adaptada para o tráfego de veículos.

Monumento histórico e arquitetônico de São Paulo, foi tombada em 1982 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). A estrutura possui 180 metros de vãos livres, quatro torres metálicas revestidas de concreto com 24 metros de altura, que sustentam 16 cabos e 58 pendurais.

Ponte no Rio Paranapanema – Outra ponte pênsil, a Alves de Lima também foi restaurada. A estrutura, sobre o Rio Paranapanema, fica em Chavantes, na altura do km 346 da Rodovia Fausi Mansur (SP-276), no sudeste do estado, divisa com Ribeirão Claro, no Paraná.

Com investimento de R$ 5,9 milhões, a Ponte Pênsil recebeu restauração em 164 metros de comprimento, 4 metros de largura e vão de 80 metros. Foram executados reparos com substituição de componentes de madeira no guarda-corpo e no tabuleiro. A obra utilizou 95 metros cúbicos de madeira e 21 toneladas de aço.

Construída em 1920, a Ponte Pênsil em Chavantes também é tombada Condephaat.

O post Segurança e funcionalidade: governo de SP restaura Ponte Pênsil de São Vicente apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Como Escolher o seu Imóvel de Luxo no Itaim Bibi

24/09/2024

Polícia fecha ‘feira do rolo’ de celulares furtados no centro de São Paulo

24/06/2024

Cidades do Alto Tietê serão interligadas por trens com concessão da linha 12-safira

24/06/2024
EM DESTAQUE

Andra expande presença em Joinville com inauguração de nova loja e reforço logístico na região Sul

15/04/20250

O TEMPO E A TEMPERATURA: Domingo (15) com possibilidade de chuvas em pontos do Sul

14/10/20230

Jogos da Melhor Idade 2024: veja as modalidades e por onde o torneio vai passar

15/04/20240

Acqua Lavanderias Express fecha 2024 com expansão recorde e projeta um crescimento ainda maior para 2025

05/12/20240

O Bitcoin é uma árvore

25/10/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.