Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Marketing de Rua Renascido: Como a Panfletagem Está Dominando as Cidades

14/05/2025

Timbro leva portfólio completo de soluções para a HeliXP

14/05/2025

Harald aposta em ambientação estratégica para transformar o ponto de venda em canal de experiência e fidelização

14/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
quarta-feira, maio 14
EM DESTAQUE
  • Marketing de Rua Renascido: Como a Panfletagem Está Dominando as Cidades
  • Timbro leva portfólio completo de soluções para a HeliXP
  • Harald aposta em ambientação estratégica para transformar o ponto de venda em canal de experiência e fidelização
  • Desafios para os projetos de drenagem e manejo de águas pluviais são abordados na NR 12 da Agência Nacional de Águas (ANA)
  • Jornada do Crédito chega a Goiânia para impulsionar oportunidades e fortalecer o mercado
  • Pesquisador do futuro é um profissional analítico e adaptável às transformações da Era Digital
  • Salário emocional: quando bem-estar vale mais que cifras
  • Pela primeira vez, festival Brasil Sabor terá participação de estabelecimentos localizados em favelas
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Salário emocional: quando bem-estar vale mais que cifras
NEGÓCIOS

Salário emocional: quando bem-estar vale mais que cifras

wilkesousa14/05/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O mundo do trabalho hoje está diante de uma nova lógica. Se antes o aspecto financeiro era o principal fator de decisão, hoje cresce o peso do chamado salário emocional – que envolve qualidade de vida, relações saudáveis e propósito no que se faz.
Essa transformação ficou evidente em um estudo recente, que ouviu mais de 1.100 profissionais de diferentes perfis em todo o Brasil. A pesquisa revelou que, embora a segurança financeira ainda seja um critério relevante para atração de talentos, o que mais impacta na decisão de permanência ou saída da empresa é o ambiente de trabalho e a qualidade das relações.
Colaboradores buscam ambientes respeitosos, com lideranças empáticas, nos quais possam se sentir à vontade para crescer, se expressar e manter sua saúde emocional em equilíbrio. Outro achado importante foi o entendimento do que gera satisfação e impulsiona o engajamento. Para a maioria dos entrevistados, estar satisfeito no trabalho significa fazer o que gosta, perceber sentido no que executa e receber reconhecimento por isso. Já o engajamento vem do sentimento de propósito, de saber que seu esforço contribui para algo maior e é valorizado por colegas e líderes.
Bem-estar no trabalho é muito mais do que a ausência de estresse. Ele está fortemente associado a relações saudáveis, respeito mútuo, autonomia, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a sensação de estar em um ambiente tranquilo e acolhedor. Não à toa, colaboradores de empresas pequenas e médias, com relações mais próximas, se disseram mais satisfeitos. Esses dados ganham ainda mais relevância à luz da Lei nº 14.831/2024, que instituiu a Política Nacional de Promoção da Saúde Mental. A nova legislação exige que empresas implementem iniciativas efetivas de cuidado com a saúde emocional, promovendo ambientes mais seguros e inclusivos. Ou seja: o cuidado com o bem-estar deixou de ser apenas um diferencial — é agora uma obrigação legal e estratégica.
O estudo mencionado também classificou os benefícios emocionais como os que mais contribuem para satisfação e retenção. São exemplos: apoio psicológico, reconhecimento frequente, liberdade de expressão, clareza de papéis e práticas que reduzam a sobrecarga de trabalho. Benefícios tradicionais como plano de saúde e vale-refeição continuam sendo importantes, mas já não são suficientes para garantir o vínculo. A percepção dos profissionais é clara: remuneração justa é só o começo. É preciso se sentir parte de algo, ser ouvido, ter espaço para evoluir e, acima de tudo, trabalhar em um ambiente saudável. O “ficar” e o “vestir a camisa” vêm de uma experiência emocional positiva no dia a dia. Com esses dados, fica evidente que as empresas precisam equilibrar variáveis tangíveis e intangíveis na gestão de pessoas.
O futuro do trabalho está em reconhecer que por trás de um colaborador, existe um indivíduo guiados pelas dimensões racional e emoção. O emocional importa nas relações de trabalho e cuidar dele é cuidar da força, da criatividade e da sustentabilidade de qualquer organização.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Clezia Martins Gomes
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Marketing de Rua Renascido: Como a Panfletagem Está Dominando as Cidades

14/05/2025

Timbro leva portfólio completo de soluções para a HeliXP

14/05/2025

Harald aposta em ambientação estratégica para transformar o ponto de venda em canal de experiência e fidelização

14/05/2025
EM DESTAQUE

Quais são as principais alterações da nova Lei de Licitações?

21/03/20240

Fim do órgão regulador de imigrantes em Portugal preocupa brasileiros e cidadãos ainda sofrem para legalizar familiares no país

27/10/20230

A Era do Varejo inteligente: novo momento é impulsionado pelo monitoramento de dados

20/09/20240

A Nova Era da Distribuição de Panfletos

12/12/20240

Glaucoma: conheça a doença que levou Marrone à cirurgia de emergência

19/06/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Marketing de Rua Renascido: Como a Panfletagem Está Dominando as Cidades

14/05/2025

Timbro leva portfólio completo de soluções para a HeliXP

14/05/2025

Harald aposta em ambientação estratégica para transformar o ponto de venda em canal de experiência e fidelização

14/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.