No sábado, 24 de maio, das 14h às 17h, o Minas Shopping, em parceria com a Associação Sempre-Viva Saúde Integral, vai realizar a 3ª Roda de Conversa “Autismo sem Violência e Maio Laranja”. O encontro faz alusão à campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, simbolizada pela cor laranja. Com a participação de especialistas, familiares, representantes do poder público e instituições parceiras, a roda de conversa será realizada na Sala de Treinamentos 1 e os ingressos podem ser retirados, de forma gratuita, no aplicativo Meu Minas.
O projeto foi idealizado por Renata Madrazo, CEO da Associação Sempre-Viva Saúde Integral, enfermeira, psicanalista e mãe atípica. Sensível às diversas formas de violência enfrentadas por famílias atípicas, ela viu a necessidade de criar um espaço de diálogo e conscientização. A parceria com o Minas Shopping teve início em 2023, quando ela passou a promover encontros que reuniam profissionais da saúde e familiares engajados na causa da inclusão. “Na segunda edição, ampliei meu entendimento sobre o Maio Laranja e me conscientizei das diferentes formas de abuso e violência sexual que afetam especialmente crianças neurodivergentes”, relembra.
Na Sempre-Viva, Renata faz parte de uma equipe multidisciplinar que oferece suporte psicoterapêutico e acolhimento especializado para pessoas com deficiência (PCD) e transtorno do espectro autista (TEA). Ela explica que, especialmente no caso de crianças neurodivergentes, podem existir comprometimentos físicos que possibilitem que abusadores perpetuem seus atos de violência. “Foi então que eu vi a necessidade de discutir esse tema tão sensível voltado especificamente para a proteção da criança e adolescente PCD ou neurodivergente”, afirma.
Desde 2024, o encontro começou a ocorrer no mês de maio e passou debater a violência física, emocional e sexual em crianças e adolescentes desses grupos. Por meio da troca de experiências entre profissionais da saúde, representantes de entidades, familiares e cuidadores, a roda de conversa pretende reforçar a importância da escuta qualificada, do acolhimento e da construção de uma rede efetiva de proteção. “Não apenas para os autistas, mas para todos os PCDs, como pessoas com síndrome de Down, e todo o grupo que apresenta um perfil mais vulnerável”, destaca Renata.
A ação é voltada a pais, familiares, professores, profissionais da saúde e da educação, assistentes sociais, advogados e demais interessados no tema. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas, devido à capacidade do espaço. Ao final do evento, será entregue uma carta aberta ao representante do poder público presente, com as principais demandas e propostas levantadas durante o encontro. “É uma das formas que encontramos para estimular avanços em políticas públicas voltadas à proteção da infância e juventude com deficiência”, completa Renata.
“É uma honra sediar a roda de conversa, que trata de um tema tão necessário e urgente. Acreditamos que o nosso espaço também pode ser um agente de transformação social, promovendo debates que ampliam a consciência coletiva e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora para todas as famílias”, afirma Ana Paula Alkmim, gerente de Marketing do Minas Shopping.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO MARCELO SOARES DE ALBUQUERQUE
[email protected]