Na tarde de hoje, dia 19, serão revelados os vencedores do concurso “Tirando o Pó – A Memória da História”, promovido pelo Sindilojas Caxias em parceria com a Festa Nacional da Uva, por meio da sua Comissão Comunitária.
Às 17h, no Museu do Comércio, três estabelecimentos receberão como prêmio cortesias para acesso ao Parque de Eventos durante a Festa da Uva, sendo que o primeiro lugar ganha mil ingressos, o segundo lugar leva 500 ingressos e o terceiro, 200 ingressos.
Confira os dez finalistas selecionados:
Caminho Ensino Fundamental e Médio (Bairro Sanvitto)
Coral Indústria de Equipamentos Oleodinâmicos – Hidromas do Brasil (Bairro Cidade Nova)
DivinittÀ Aromas e Sensações (Bairro Exposição)
Escola Fundamental Jesus Bom Pastor (Bairro São Leopoldo)
Ferragens Biondo (Centro)
Koke Tecidos (Bairro N. Sra. de Lourdes)
Quinta São Luiz (Bairro Panazzolo)
Recanto ComVida Centro de Cuidado ao Idoso (Bairro Jardelino Ramos)
Sperinde Gestão Imobiliária (São Pelegrino)
Villagio (Desvio Rizzo)
Completando 30 anos em 2024, o Tirando o Pó contou com 56 inscritos e convidou representantes de comércios, serviços ou indústrias com sede em Caxias do Sul (RS) a decorar um espaço do seu estabelecimento com elementos inspirados no tema dessa edição da Festa da Uva, “Caminhos e Lugares”.
De acordo com Isis Guizzo, do Sindilojas Caxias, o engajamento e o envolvimento dos estabelecimentos foi admirável, principalmente na busca de utensílios que remetem à toda a história da imigração italiana. “Essa experiência enquanto jurada é muito rica de troca, de aprendizado, para realmente ver que as pessoas se importam, amam muito a nossa terra e valorizam a Festa da Uva. Isso movimenta nossa cidade com todos os atrativos e espaços lindos que temos para oferecer”, aponta.
Para Karen Sbabo, representante da Festa da Uva, é claro o clima de festa e união da comunidade promovido pelo concurso. “Turistas e visitantes são recebidos de maneira diferenciada, já se ambientando à alma da nossa Festa Maior, além de ser uma linda oportunidade para os próprios moradores conheceram mais sobre as raízes da cidade.”
O principal objetivo da ação é recuperar acervos históricos, oferecendo ao visitante o contato com antigos hábitos, produtos coloniais e derivados da uva, além de estimular a comunidade a divulgar e destacar suas atividades durante a Festa da Uva ao resgatar itens que aperfeiçoarão o produto turístico oferecido aos visitantes.
A comissão julgadora foi formada por nove membros da comunidade caxiense: Daian Longhi (Intervene Publicidade), Gabriele Piccoli, (Vice-presidente do SEGH), Shirlei Teresinha Omizzolo (CIC Caxias), Ilda Pegoraro Fedrizzi (CDL Caxias), Isis Guizzo (Sindilojas Caxias), Karen Sbabo e Patrick Mezzomo (Comissão Comunitária da Festa da Uva), Lisete Oselame (Interface Comunicação e Eventos) e Ricardo Dini (Dinâmica Conteúdo Inteligente). À tarde, participaram Karen Sbabo (Comissão Comunitária da Festa da Uva) e Sinara schultz Ferreira do Amaral (Intervene Publicidade).