Várias cidades do Paraná registraram uma queda significativa na taxa de homicídios. As cidades de Arapongas e Pinhais estão no topo da lista com uma queda de 75%, seguidas por Campo Largo com 64% e Araucária com 58%. Em contraste, a capital, registrou uma queda de 22%. Estes números foram disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná.
Leonardo Santana, um especialista em segurança pública, credita esses resultados à eficácia das políticas e estratégias de segurança implementadas pelo estado. Ele salientou que um monitoramento detalhado dos dados e a eficácia na implementação dessas ações têm impacto direto, especialmente nas áreas mais densamente povoadas.
“Também é importante levar em consideração que há um serviço policial preventivo em prática que lida com uma série de casos sem ter necessidade de levar pequenos delitos para as delegacias, transmitindo uma sensação indireta de segurança para a comunidade que é perceptível a partir do momento em que essa queda nos crimes foi observada”, analisa.
Quanto aos municípios mais populosos analisados, as cidades de Colombo, Londrina, Paranaguá, Apucarana, Guarapuava, Umuarama e Cambé registraram aumento nos casos de homicídio. Entretanto, Piraquara manteve a mesma quantidade, com 19 crimes relatados tanto em 2022 como em 2023.
No estado como um todo, dos 399 municípios, 177 não experimentaram casos de homicídio registrados de janeiro a agosto deste ano. Alguns destes municípios incluem Arapuã, Bom Sucesso do Sul, Colorado, Fênix, Engenheiro Beltrão, Iguaraçu, Itaipulândia, Japira, Jesuítas, Marmeleiro, Ourizona, Paula Freiras, Pinhalão, Quarto Centenário, Ribeirão Claro, Santa Mariana, São Tomé, Turvo, Tijucas do Sul e Vitorino.
Leia Mais:
Nota Paraná planeja realizar sorteio na segunda-feira (9)
PR: prazo para acessar recursos para iniciativas voltadas para mulheres estendido até o dia 24