Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

09/05/2025

Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

09/05/2025

 Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, maio 10
EM DESTAQUE
  • Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas
  • Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores
  •  Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe
  • CLM e Silverfort blindam credenciais na Latam
  • LG Electronics India inicia construção de sua terceira fábrica
  • Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos
  • Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
  • Iguatemi Campinas e Galleria Shopping celebram a importância da maternidade leve neste Dia das Mães
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»Uncategorized»Redenção precisa de mulheres na política
Uncategorized

Redenção precisa de mulheres na política

14/02/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Com apenas uma representante feminina em exercício na Câmara de vereadores de Redenção (cidade situada ao sul do estado do Pará) e com possibilidade de aumento das cadeiras na casa civil, a pré-campanha de 2024 põe em evidência nomes de lideranças e influenciadoras na busca por uma vaga.

A participação da mulher na política é crucial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. De acordo como o senso de 2022, as mulheres são maioria em todas as regiões do país. Em números absolutos, são 16.055.174 habitantes. Deste total, 52,8% são mulheres e 47,2% são homens.

 Apesar dos avanços conquistados nas últimas décadas, elas ainda estão sub-representadas nos espaços de poder político, ou seja, atuam mais nos bastidores e não à frente do comando.

Segundo a comunicadora Telma Medeiros, o histórico do município paraense é um espelho do contexto brasileiro, onde a cultura masculinizada impede que a força feminina rompa essa barreira, resultando no baixo número de candidaturas no embate eleitoral.

Telma é um nome expressivo no período de pré-campanha e aproveitando a reputação adquirida em diversos veículos de comunicação e seu canal de entrevistas, tem o desejo de mudar essa realidade. “Na politica temos um ambiente muito masculino que não enxerga a sensibilidade da mulher como ponto positivo, favorecendo as politicas públicas e ajudando o próximo”, diz a influenciadora.

Das inúmeras enquetes realizadas, vários nomes vêm se destacando com grande força no intento. Algumas são novatas, já outras com bagagem e votos conquistados em eleições anteriores.

No time das veteranas temos a pastoral Val, que em 2020 obteve 853 votos, ficando na suplência no cargo de vereadora. Ela retorna à disputa com mais empenho e vontade de contribuir com a população.

Val credita a falta de confiança dos partidos no grupo feminino para desenvolver uma boa campanha. “Na maioria das vezes as mulheres tem seus nomes registrados em alguma eleição somente para cumprir as exigências das leis eleitorais e não para de fato realizarem uma campanha competitiva”, ressalta a pré-candidata.

Dentre as novatas, Mariza Almeida, que foi candidata à deputada estadual na eleição de 2022, ganhou mais repercussão devido seu forte ativismo pró-direita e  surge como uma das favoritas, chegando até ser cotada como pré-candidata a prefeita. Lembrando que, até o momento, não há pré-candidatura feminina para o cargo majoritário.

Conforme dados do TSE, no âmbito nacional, houve aumento de candidatas nas eleições 2022 de 31,8 para 33% e eleitas também subiu de 15 para 18,2%.

Embora a participação da mulher na política brasileira tenha evoluído de maneira tímida nos últimos anos, ainda há um longo caminho a ser percorrido e assim, alcançar a igualdade entre os gêneros. É fundamental que as lideranças femininas se unam e engajam seus posicionamentos para mudar essa realidade.

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Benefícios e Fontes de Vitamina K2

17/02/2025

Pode confiar em farmácia de manipulação?

08/01/2025

Como são feitos os serviços de caça vazamento em casas, escritórios e demais estabelecimentos

02/01/2025
EM DESTAQUE

Benefícios econômicos do Sicredi para associados do Nordeste alcançam R$ 860 milhões em 2024

15/04/20250

Festival do Morango traz gastronomia e música ao Shopping Central Park

30/04/20251

Custo da tecnologia da informação teve leve queda em julho de 2023

25/09/20230

"Em 2024, IA desbloqueará conexões que nenhum de nós poderia prever", afirma CEO da Freshworks

31/10/20230

Auxílio-Doença: Quem tem direito e quais os requisitos?

26/07/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

09/05/2025

Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

09/05/2025

 Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.