O jornalismo da Rede Bahia deu a largada na cobertura eleitoral e anunciou na programação a criação de novos projetos e a expansão de outros formatos em Salvador e nas afiliadas no interior do estado. Neste ano, as emissoras de TV, rádio, sites e redes sociais irão atuar juntos em entrevistas, debates, acompanhamento das agendas dos candidatos e divulgação de pesquisas eleitorais exclusivas por meio da Central de Eleições da Rede Bahia.
A diretora de jornalismo do grupo, Ana Raquel Copetti, garante que será a maior cobertura da corrida eleitoral de todo o estado. “São times de seis regiões diferentes reunidos para produzir conteúdo de qualidade. O nosso objetivo é informar a população e permitir que as pessoas acessem informações sobre candidatos, e que os candidatos ocupem espaços de destaque na nossa programação, em qualquer uma das nossas plataformas para debaterem as questões que importam para a sociedade”, informa.
Entrevistas com candidatos: 9 rodadas no estado
A cobertura da corrida eleitoral foi iniciada com uma novidade: um ciclo inédito de entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de Salvador no programa “Resenha das 7”, apresentado pelo jornalista e apresentador Vanderson Nascimento, na Bahia FM. Até o dia 15 de julho, seis nomes lançados oficialmente em eventos de pré-candidatura serão sabatinados. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio: Bruno Reis (União Brasil), no dia 08/07; Victor Marinho (PSTU), 09/07; Kleber Rosa (PSOL), 10/07; Eslane Paixão (Unidade Popular), 11/07; Geraldo Júnior (MDB), 12/07; e Gioavani Damico (PCB), 15/07.
A partir do dia 12 de agosto, uma nova rodada de entrevistas, desta vez na Central de Eleições da Rede Bahia. Depois das convenções partidárias, os candidatos que tiverem os nomes oficializados para concorrer à prefeitura da capital serão sabatinados por jornalistas da TV Bahia, g1 Bahia, iBahia e Bahia FM. As entrevistas, ao vivo, serão transmitidas no g1 Bahia, iBahia e plataforma digital da Bahia FM.
“Essa é a primeira vez que a Central de Eleições faz parte da cobertura de uma eleição municipal. Então, nós teremos todos os veículos de comunicação da Rede reunidos para levar ao público a mais completa cobertura do estado”, afirma o editor-chefe do g1 Bahia, Eder Luis Santana.
Na TV, a partir de 23 de setembro, o Bahia Meio Dia manterá a tradição e entrevistará, ao vivo, os candidatos à prefeitura de Salvador e dos municípios onde ficam as afiliadas da Rede Bahia: Feira de Santana (TV Subaé), Vitória da Conquista (TV Sudoeste), Itabuna (TV Santa Cruz), Juazeiro (TV São Francisco) e Barreiras (TV Oeste). A ordem das entrevistas será definida em sorteio feito na presença dos assessores dos candidatos.
No BATV, os candidatos à prefeitura irão ser entrevistados diante de uma grande maquete da capital, que tem quase 200 metros quadrados e é tombada pelo município. O projeto recebeu o nome de “Salvador na Palma da Mão”. As entrevistas serão veiculadas em setembro e a ordem de exibição será sorteada na presença dos representantes dos candidatos.
O coordenador da Central de Eleições da Rede Bahia, Henrique Mendes, ressalta que o projeto do BATV é pioneiro: “Vai ser a primeira vez que a maquete, que é um patrimônio do município, vai ser montada integralmente e apresentada ao público. O candidato vai poder conversar com o eleitor e com a cidade diante dessa maquete”.
Debates: 14 confrontos entre candidatos
Em Salvador, a rádio Bahia FM faz o primeiro debate com os candidatos à prefeitura no programa “Fala Bahia”, que é apresentado pelo apresentador Emmerson José. O confronto de ideias e propostas ocorrerá no dia 7 de agosto, a partir das 18h, e também será transmitido pelo g1 Bahia, iBahia e plataforma digital da Bahia FM.
Para o gerente de jornalismo da Rede Bahia, Christiano Caldeira, essa será uma transmissão histórica. “Pela primeira vez, a Bahia FM realiza um debate com os candidatos, e levar isso aos ouvintes, no comando de Emmerson José, vai ser marcante”, destaca.
As novidades não param por aí. A Central de Eleições da Rede Bahia – que reúne jornalistas da TV, g1 Bahia, iBahia e Bahia FM -, promoverá debates com os candidatos às prefeituras de Camaçari, Alagoinhas, Jequié, Ilhéus, Paulo Afonso e Luís Eduardo Magalhães. Foi escolhido o segundo município mais populoso de cada região onde a Rede Bahia tem operação. Os debates acontecerão em setembro – as datas ainda serão divulgadas – e irão ser transmitidos, ao vivo, no g1 Bahia e nos canais do iBahia e da Bahia FM no YouTube.
A Central de Eleições também realizará debate com os candidatos à vice-prefeitura de Salvador, no dia 19 de setembro. Assim como nos demais debates da Central, o confronto será transmitido, ao vivo, no g1 Bahia, iBahia e plataforma digital da Bahia FM.
Às vésperas da votação, no dia 3 de outubro, a Rede Bahia fará o grande debate com os candidatos à prefeitura na capital (TV Bahia) e também nas afiliadas: TV Subaé (Feira de Santana), TV Sudoeste (Vitória da Conquista), TV Santa Cruz (Itabuna), TV São Francisco (Juazeiro) e TV Oeste (Barreiras). Serão os últimos confrontos de ideias e propostas, em TV aberta, antes das eleições municipais.
Romildo Fausto, diretor de tecnologia da Rede Bahia, detalha a complexidade da operação: “Na televisão, a Rede Bahia fará uma transmissão, ao vivo, de seis debates simultâneos envolvendo mais de 200 profissionais e sendo a única a atingir todo o estado da Bahia”.
Telejornais da Rede Bahia: pesquisas e produções especiais
Além dos debates e entrevistas, a Rede Bahia exibirá conteúdo especial até o dia da votação. Logo cedo, o Jornal da Manhã irá às ruas para saber: “O que você faria se fosse prefeito?”. E os telejornais também terão uma vasta programação de acompanhamento das agendas dos candidatos, além de pesquisas eleitorais exclusivas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JURACY SANTOS DOS ANJOS
juracy@agenciaat.com