A reabertura do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), na última segunda-feira (21), marca um momento de alívio para diversos setores da economia, incluindo o de bares e restaurantes. A retomada das operações, que já conta com mais de 70 voos diários reconectando a capital gaúcha ao Brasil, traz perspectivas positivas para o comércio local.
A expectativa é que a volta dos voos comerciais estimule o fluxo de turistas na região, trazendo movimentação para estabelecimentos que sentiram o impacto da queda no número de visitantes durante o período em que o aeroporto esteve inoperante. Em Gramado, um dos destinos mais prejudicados pela ausência de turistas, as projeções são altas.
“Recebemos a notícia com muito ânimo e entusiasmo. Aqui em Gramado, 90% da cidade vive do turismo, em grande parte vindo do aeroporto Salgado Filho. Com essa retomada, esperamos um aumento de até 50% no faturamento”, conta Cássio Gasparin, dono do bistrô gramadense Seven Gourmet.
Nas primeiras semanas de operação, a previsão é de que o aeroporto opere com até 128 voos domésticos diários. A partir de 16 de dezembro, a pista deve ser totalmente liberada para receber voos internacionais, o que promete aumentar ainda mais o fluxo de turistas no estado.
Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, vê na reabertura do aeroporto uma oportunidade crucial para a recuperação dos negócios. “Os últimos meses foram extremamente desafiadores para os gaúchos, com mais da metade dos bares e restaurantes operando sem lucro. A volta das operações é vital para que esses estabelecimentos voltem a crescer, já que muitos dependem fortemente do turismo”,
afirma.
Maria Fernanda Tartoni, presidente da Abrasel no Rio Grande do Sul, também celebra o momento, mas ressalta que ainda há desafios a serem superados. “A retomada do aeroporto é um divisor de águas, um marco muito importante. Queremos mostrar que está tudo normal, que as pessoas podem vir nos visitar com tranquilidade. No entanto, também é preciso ressaltar que todo apoio segue sendo necessário para a nossa plena recuperação. Esperamos os turistas de braços abertos, e acreditamos que em momentos de crise, como este, sempre aprendemos e nos fortalecemos para o futuro”.
Em Gramado, as expectativas são especialmente altas para a chegada do Natal Luz, evento tradicional na cidade. “Estamos preparando algo muito especial este ano. A cidade está sendo decorada de forma única, e acreditamos que este será um dos Natais mais bonitos da nossa história”, acrescenta Gasparin.
Movimento Retomada Gaúcha
Para fortalecer a recuperação dos empreendimentos afetados, a Abrasel lançou, em julho deste ano, o Movimento Retomada Gaúcha, uma iniciativa que visa apoiar a recuperação de bares e restaurantes no estado, impactados pelas enchentes e pela retração econômica.
O movimento conta com um plano de ação a longo prazo, que envolve a montagem de times de apoio, cuidados com a saúde mental e física, iniciativas junto ao poder público, materiais de apoio e a solução UP – Análise de Necessidades e Plano de Melhoria para os Negócios. Desde o início da parceria entre o UP e a plataforma de telemedicina Doctor8, já foram realizados mais de 5 mil atendimentos médicos com vítimas das enchentes, sendo que 45% das pessoas receberam suporte psicológico.
“Nosso objetivo é proporcionar um suporte contínuo e eficiente para que os empreendedores possam superar esse momento desafiador. O trabalho deve ser constante por pelo menos dois anos. E não iremos restringir aos bares e restaurantes”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
Todas as iniciativas podem ser acessadas no site do Movimento Retomada Gaúcha: www.retomadagaucha.com.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
tatianeferreira.br@abrasel.com.br