São Paulo, julho de 2024 – O rádio sempre foi um companheiro quase inseparável dos brasileiros nas últimas décadas, pelo menos. Mais recentemente, o podcast, fruto dileto do mundo digital, também tem conquistado milhares de fãs no país. Ao acrescentar a inteligência artificial (IA) no auxílio para a produção de conteúdos e na obtenção de dados de audiência tem-se um conjunto completo e promissor estabelecendo uma ponte para o futuro para o mercado e para os ouvintes.
No 34º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, no SET EXPO, maior evento de tecnologia e negócios do setor de Mídia e Entretenimento da América Latina, a tal “ponte” é o mote do dia 22 de agosto, com o tema “Rádio, Internet e Podcasts – Uma Ponte para o Futuro”, um dos destaques da programação. Neste ano, o evento, que reúne feira e congresso, acontece no Distrito Anhembi, na zona norte de São Paulo, entre os dias 19 e 22 de agosto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.
Marco Túlio Nascimento, conselheiro da SET e diretor na ZYDIGITAL/GUIA RÁDIO, refere-se à atual configuração do rádio como “rádio híbrido”, que combina a recepção do sinal transmitido pelo ar pela emissora AM/FM, com recursos disponibilizados através de uma conexão internet. “É o melhor dos dois mundos”, segundo ele.
“No rádio híbrido, enquanto o receptor do ouvinte reproduz a programação transmitida pelo ar, o seu display pode mostrar dados sincronizados. Por exemplo, pode apresentar a capa de um álbum e os dados da música em execução ou, ainda, mostrar alguma imagem e textos associados a um comercial que está sendo irradiado”, explica.
Mais do que isto, continua Nascimento, se por alguma razão o sinal do ar falhar (por exemplo, em algum ponto distante da estação transmissora), o áudio do streaming da rádio na internet pode servir como backup e ser reproduzido em substituição ao do ar. E como o receptor está conectado à internet, para o radiodifusor, é possível obter importantes dados de audiência em tempo real e georreferenciados.
“Ou seja, o rádio híbrido é um upgrade do rádio tradicional que adapta as emissoras ao mundo digital, com os requisitos esperados não só pelos ouvintes como também pelas agências e anunciantes”, ressalta.
Veículo de extrema popularidade, o rádio ainda é um dos mais preferidos pelos brasileiros. Pesquisa da Kantar IBOPE Media, o Inside Radio, lançada no ano passado, 2023, sobre o perfil e comportamento dos ouvintes em relação ao rádio brasileiro realizada em 13 regiões metropolitanas do Brasil, indica que 80% da população dessas cidades ouve rádio e o tempo médio de escuta é de 3h55 diários.
Rádio e IA generativa
Se adicionarmos aos avanços do rádio híbrido a IA generativa, o negócio acaba tomando contornos mais surpreendentes. “A IA generativa está transformando a indústria de mídia e o rádio não é exceção. Desde a produção de conteúdo de áudio até a gestão da programação e o marketing, as ferramentas de IA cobrem praticamente todos os processos das emissoras”, afirma o conselheiro da SET.
Considerada a próxima etapa da inteligência artificial, a IA generativa reutiliza dados de treinamento e do que há disponível na internet para resolver novos problemas. Pode “criar” novos conteúdos e ideias, incluindo conversas, histórias, imagens, vídeos e músicas.
No caso da aplicação no rádio híbrido é possível redigir e narrar uma notícia, produzir um spot comercial, criar um jingle, produzir um podcast ou até mesmo atuar como um coapresentador ao vivo de um programa. Segundo Nascimento, as aplicações de IA estão por toda parte, isso aumenta a capacidade e a eficiência de produção, além de possibilitar a oferta de um conteúdo mais elaborado e personalizado.
“As possibilidades são muitas. Por exemplo, com poucos cliques, se pode gerar uma infinidade de versões personalizadas de um spot comercial. Com isso, em uma transmissão via streaming, uma rede de lojas de fast-food poderia ter um comercial para cada endereço de loja e veicular de forma georreferenciada apenas nas vizinhanças de cada uma. Há pesquisas que mostram a maior efetividade destes anúncios personalizados”, afirma.
Podcast
Filho mais novo do rádio, na sua versão digital, os podcasts são o rádio on-demand, particularmente, o rádio do conteúdo falado, destaca Nascimento. “É um fenômeno mundial tanto em crescimento de audiência como de receitas”.
De fato, a mesma pesquisa da Kantar IBOPE Media informa que quando o assunto se estende a outros formatos de áudio, seja em streamings ou podcasts, o número de entrevistados que afirmam ouvir esse tipo de formatos sobe para 90%.
“Um fato amplamente reconhecido é a conexão do ouvinte com o host, o apresentador do podcast. O host é o influencer digital do mundo do áudio. O ouvinte do podcast é engajado com o programa e o comunicador exerce forte influência sobre ele, inclusive ao anunciar produtos e serviços, o que representa um grande potencial comercial”, afirma Nascimento.
O conselheiro da SET ressalta ainda que pesquisas mostraram que os ouvintes são tolerantes com conteúdo produzido com vozes de IA como vinhetas de identificação de uma emissora ou um boletim do tempo. Porém, eles são reticentes quanto ao uso de IA como substituição dos comunicadores – afinal, a conexão esperada com o host pressupõe que ele não seja um robô.
“De qualquer forma, o podcast representa uma nova forma de consumo de conteúdo de áudio que veio para ficar”.
SET EXPO 2024
Referência para quem busca realizar negócios e se atualizar sobre as tendências do mercado, o SET Expo reúne mais de 14 mil visitantes anualmente, incluindo 3.000 congressistas e 200 palestrantes.
Serviço
Local: Centro de Convenções I e II do Distrito Anhembi, Avenida Olavo Fontoura s/n, Santana, São Paulo
Data: 19 a 22 de agosto
Congresso, de 19/08 a 22/08, das 8:30 às 17:30
Feira: 20/08, das 11h às 20h; 21/08, das 10h às 20h; 22/08, das 10 às 18h.
Inscrições: clique aqui.
Sobre a SET
Centro de excelência de atualização, representação e difusão de conhecimento de profissionais e empresas do setor, a SET é uma associação que atua como HUB de tecnologia, debates e negócios de toda a comunidade que compõe e mantém contato com o mercado, atual e futuro, de broadcast, mídia e entretenimento.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NAYANNE MARIA DOS REIS MOURA
nayanne.moura@outlook.com