O mercado de trabalho está em constante mudança, o que nos leva a busca de novas adaptações e conhecimentos de mercado. Para o setor de eventos corporativos não é diferente. Neste cenário, quatro grandes tendências se destacam para o ano de 2024: práticas ESG, colaboração com MEIs, personalização e digitalização. Isso porque, é cada vez mais latente em todo o mundo, discussões sobre sustentabilidade, aliada a tecnologia, além de formas para proporcionar experiências únicas ao público. Mas, como estes temas desenvolvem-se no setor de eventos?
Para abordar mais sobre o assunto, Camila Florentino, CEO da Celebrar, plataforma que conecta grandes companhias e multinacionais a micro e pequenas empresas fornecedoras de serviços para eventos, separou as principais tendências em eventos corporativos para o próximo ano. Confira:
Práticas ESG
Cada vez mais empresas buscam incorporar práticas sustentáveis em seus eventos corporativos, contribuindo para um impacto positivo na sociedade. Na organização de eventos, a incorporação de práticas sustentáveis é essencial para diminuir os impactos sociais, ambientais e econômicos. Podemos levar quatro verbos em consideração ao questionarmos sobre o tema: repensar, reutilizar, reduzir e reciclar, que orientam ações que podem transformar a dinâmica de um evento. Avaliar fornecedores com práticas sustentáveis, substituir materiais impressos por meios digitais e optar por opções de coffee break regionais são estratégias de repensar.
Reutilizar ganha destaque ao incentivar participantes a trazerem suas canecas e encaminhar sobras de alimentos para compostagem. Na escolha de materiais, banners de papel são preferíveis pela facilidade de reciclagem em comparação com lonas. Reduzir, por sua vez, sugere a minimização de embalagens no coffee break, o uso consciente de materiais impressos e a eficiência energética, ajustando luzes e ar-condicionado conforme a necessidade.
Reciclar completa o ciclo ao disponibilizar coletores para resíduos orgânicos e recicláveis. A responsabilidade pela aquisição destes coletores e sacos de lixo, seguindo padrões específicos, recai sobre a organização. Em eventos com banners, caixas coletoras são oferecidas, assegurando uma gestão sustentável dos materiais utilizados.
Colaboração com MEIs
Com mais de 2,5 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) atuando no mercado de eventos no país, uma estratégia eficaz para impulsionar o setor é incentivar a colaboração direta com esses fornecedores finais. Cerca de 94% dos fornecedores de eventos são micro e pequenas empresas, tornando a busca por plataformas que conectam grandes empresas diretamente a esses fornecedores uma alternativa mais socialmente responsável do que envolver intermediários. A ideia é que ao estabelecer parcerias diretamente com MEIs, as empresas promovam uma distribuição mais justa e equitativa dos recursos.
Personalização da experiência
Personalizar a experiência para diferentes públicos-alvo ou grupos de participantes é outra tendência notável. No mercado de eventos, a diversificação é explorada em diversas frentes, desde fornecedores e áreas de atuação até a variedade de experiências oferecidas. Por isso, é tão importante explorar e oferecer diversas categorias, como equipe técnica e operacional (STAFF), comidas e bebidas, espaços para realização de eventos, acessibilidade, entretenimento, idiomas, logística, decoração e comunicação, entre outros.
Digitalização do setor
Prevê-se que a digitalização seja uma peça fundamental no setor de eventos para o próximo ano. Com o avanço da tecnologia, plataformas online surgem cada vez mais para facilitar a compra e venda de serviços para eventos. Essa inovação promete simplificar a organização de eventos, proporcionando maior eficiência e praticidade para empresas e organizadores.
E aí, você está preparado para os eventos de 2024?
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