O processo de tokenização de ativos do mundo real (RWA) – sejam eles fungíveis ou não – talvez seja um dos mais importantes que temos para a nova economia. Para muito além de facilitar a transferência ou negociação de um imóvel (ou parte dele), por exemplo, a acessibilidade e segurança são vantagens que o sistema burocrático atual não oferece.
Majoritariamente, a tokenização de ativos ainda acontece para produtos financeiros. Não à toa, o balanço mais recente aponta que existem mais de US$ 1 bilhão de títulos do tesouro norte-americano tokenizado. Mesmo assim, é nítida a tendência de crescimento deste setor no primeiro trimestre de 2024.
Como observado recentemente, a tokenização também está ocorrendo de forma ampla entre as commodities. Isso mostra que, de fato, a tecnologia não se limita apenas ao setor financeiro. Isso se traduz na utilização desses ativos do mundo real tokenizado para gerar empréstimos e, consequentemente, serviços financeiros mais transparentes dentro de plataformas de finanças descentralizadas (DeFi). E é justamente pela potencialidade desta narrativa, que o volume desses produtos a partir de RWA cresceu bastante nos últimos dois anos.
Adoção Crescente da Tokenização
Segundo o relatório “Crypto Trends in Business & Beyond”, da Ripple Labs, as instituições financeiras estão particularmente interessadas na tokenização para seus negócios. Com 83% dos entrevistados muito ou extremamente interessados na tecnologia, e 11% já explorando ou usando a tokenização em seus negócios.
Considerando que segurança e privacidade são fundamentais no mundo digital, mais de 60% das instituições financeiras e comerciais acreditam que ferramentas de proteção de identidade e dados online se beneficiaram mais da tokenização. Para se ter uma ideia das vantagens desta tecnologia, até mesmo o Federal Reserve (FED), Banco Central dos Estados Unidos, divulgou um documento destacando o potencial transformador da tokenização de ativos no mercado financeiro. As autoridades apontam que a tecnologia pode democratizar o acesso a certos mercados. A partir de sua capacidade de proporcionar maior liquidez, transparência e eficiência, a tokenização tem o potencial de transformar diversos setores.
À medida que mais empresas e investidores reconhecem seu valor, podemos esperar uma adoção ainda maior e uma revolução financeira em andamento. O futuro dos investimentos é digital, e a tokenização está na vanguarda dessa transformação.
*Beto Fernandes é analista do Grupo Foxbit, pioneiro na cripto economia do Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MYLENA VITORIA QUINTAO
mylena.quintao@vcrp.com.br