Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, maio 10
EM DESTAQUE
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
  • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
  • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
  • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»Uncategorized»Psicólogo ensina seis estratégias para cultivar a resiliência diariamente
Uncategorized

Psicólogo ensina seis estratégias para cultivar a resiliência diariamente

15/03/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Quem nunca desejou que todos os dias fossem perfeitos que atire a primeira pedra. Esse seria o mundo ideal, mas para crescer e amadurecer é necessário enfrentar todos os obstáculos que vão aparecer pelo caminho (e eles vão aparecer, é algo inevitável).  O importante nessa jornada é como cada um vai agir quando os problemas surgirem.

Nestes momentos devemos lembrar da palavra resiliência, que é a capacidade de voltar ao estado natural ou habitual de saúde (física e mental). Já na psicologia, significa a resistência ao choque, ou seja, a capacidade de enfrentar e superar as adversidades.

Quando percebemos que não conseguimos controlar o que acontece, mas, sim a forma como reagimos a isso, fica claro que precisamos ser extremamente adaptáveis principalmente nos dias atuais, onde vivemos vidas artificiais cercada por respostas prontas, filhos e vidas perfeitas no mundo on-line, enquanto na vida real ninguém é perfeito.

“Ser resiliente é a habilidade de cada um em se recuperar das mais diversas experiências negativas, fortalecendo-se cada vez mais a cada superação, mantendo o senso e o equilíbrio emocional de maneira eficaz. O ser humano consegue se dobrar, ao invés de se partir ou quebrar mediante as intempéries do dia a dia”, comenta Rodrigo Bravim, psicólogo e professor no curso de pós-graduação em Medicina do Esporte na Faculdade UNIGUAÇU.

Existem fatores que contribuem para a resiliência de cada um: autoestima, autoconfiança e amor próprio são a base de alguém mentalmente saudável. Esses pilares sustentam o ser humano e as certezas dos seus valores pessoais podem ser trabalhados diariamente para se fortalecer, afinal, quem sabe quanto vale não se abala com qualquer coisa.

O psicólogo enfatiza a importância de ter uma rede de apoio de qualidade com pessoas que podem e vão agregar no dia a dia da pessoa, aumentando a estabilidade emocional, a boa comunicação e dando uma flexibilidade cognitiva apresentando outros pontos de vista e perspectivas. “Enquanto para um o copo está meio cheio, para outro está meio vazio. Novas perspectivas desempenham uma função muito importante para expandir a capacidade interpretativa de eventos com que estamos lidando”.

Muitos acreditam que resiliência é uma habilidade inata, ou seja, a pessoa nasce resiliente, o que não é verdade. O indivíduo nasce e a forma como ele vai processando os acontecimentos da vida o fortalecem ou não para lidar com os próximos desafios.

É bem comum também acreditar que pessoas resilientes são imunes ao estresse, superam tudo facilmente ou apenas ignoram, e isso, está bem longe da verdade. “A pessoa precisa processar os acontecimentos como todo mundo faz normalmente. Suporte e terapia ajudam a perceber outras possibilidades do mesmo acontecimento fazendo assim que isso se desenrole de forma mais fluida e passe, sem ficar remoendo o que está acontecendo. O processo terapêutico entra com o intuito de iluminar os campos interpretativos e possibilidades, fazendo com que a pessoa consiga enxergar a vida e as situações além do problema em si”, orienta Bravim.

Rodrigo preparou estratégias para cultivar a resiliência de maneira simples:

Desenvolva uma mentalidade otimista e positiva: a vida é um desafio e a sua maneira de enxergar isso pode tornar mais fácil ou mais difícil, procure e encontre o lado positivo de cada situação.
Cuide da saúde física e mental:a atividade física ajuda com a liberação de neurotransmissores e de neurotrofina que além de auxiliar na neuroplasticidade do cérebro contribui para um aumento da resiliência e paciência.
Pense em longo prazo: não entender o que ou o porquê está acontecendo no momento é normal, porém, lá na frente fica mais fácil perceber o que te levou a tal situação e também como você saiu dela. Lembre-se: “você só entende o presente olhando para trás, mas só vive ele olhando para frente.”
Pratique gratidão: por mais comum que isso possa parecer, ser grato é de extrema importância, essa atitude facilita a percepção de todas as coisas positivas que existem na sua vida.
Meditação: ajuda a aumentar a consciência das suas emoções, sentimentos e reações, o autocuidado ajuda no processo de aceitação de algumas situações e ajuda a reduzir o sentimento de culpa constante. É importante trabalhar com metas e planejamento sem colocar situações extremamente improváveis ou impossíveis para que não exista nenhum tipo de frustração.
Faça terapia: o terapeuta vai te ajudar e guiar no processo de como lidar com as mais adversas situações, tornando assim a vida menos difícil, principalmente por perceber que não está sozinho e não é o único passando por isso.

 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Benefícios e Fontes de Vitamina K2

17/02/2025

Pode confiar em farmácia de manipulação?

08/01/2025

Como são feitos os serviços de caça vazamento em casas, escritórios e demais estabelecimentos

02/01/2025
EM DESTAQUE

BiS SiGMA Américas 2025: O maior ecossistema de apostas da América Latina recebe expositores de ponta e novo segmentos tecnológicos

13/02/20250

Confere considera injusta a não contemplação dos Representantes Comerciais no texto substitutivo ao PLP 68/2024

06/07/20240

O DIA E O CLIMA: Dia ensolarado em todo o Nordeste neste domingo (8)

06/10/20230

Empresário Fábio Azevedo Explora Novos Horizontes e Fortalece Conexões Internacionais

20/09/20240

CPTM inicia pesquisa ‘Voz Feminina’ no mês das mulheres

07/03/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.