Com o objetivo de apoiar projetos socioambientais que fomentem o desenvolvimento sustentável de comunidades, a edição de 2023 do edital Ideias Para um Mundo Melhor selecionou duas organizações sociais mineiras: a Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta, que atua no entorno de Itabirito e na região metropolitana de BH, e o Instituto Social Casa de Mãe, de Nova Lima, para receber, cada um deles, o aporte de R$ 25 mil da Coca-Cola FEMSA Brasil, maior fabricante de Coca-Cola do mundo em volume de vendas.
O apoio da companhia permitirá à Zeladoria do Planeta ampliar as ações da campanha “Não deixe o fogo apagar a vida”, iniciativa de prevenção de incêndios florestais realizada pela entidade há 20 anos. “Assistimos de forma recorrente a queimadas e incêndios florestais, muitas vezes provocados pela ação humana. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o meio ambiente”, declara Fernando Benício, presidente da entidade. A expectativa com o aporte é dobrar o número de pessoas impactadas pela campanha.
Por meio de cartazes e vídeos informativos, os trabalhos de educação e sensibilização ambiental vão se concentrar no entorno de reservas particulares e unidades de conservação, onde são registrados altos índices de ocorrências de incêndios. A educação ambiental, na avaliação de Benício, desempenha papel fundamental na prevenção. “Isso facilita para que a população tenha acesso aos números dos órgãos competentes e tenha uma resposta rápida ao problema. Nossa meta é reduzir em 40% o índice de focos de incêndio e em 20% o total de área queimada na região metropolitana de Belo Horizonte”, afirma.
O segundo projeto contemplado foi o “Ateliê Social”, iniciativa do Instituto Social Casa de Mãe, que oferece cursos profissionalizantes de costura e fortalece o empreendedorismo feminino na região do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. Esta é a segunda vez que a organização social é contemplada pelo aporte da empresa. “Vencer o edital em 2020 foi muito importante para ampliarmos nossas ações e nos firmarmos como uma rede de apoio para as mulheres do Jardim Canadá. Acho fundamental que a comunidade tenha essa referência, com a continuidade do apoio”, afirma Michelle Pripas, diretora da entidade.
Dessa vez, as oficinas serão divididas em dois encontros semanais e terão como foco o “upcycling”, técnica que dá vida nova a peças que seriam descartadas. Com foco na conscientização sobre o reaproveitamento de materiais, a criação dos produtos vai usar resíduos de uma fábrica local de móveis. “Nosso objetivo é mostrar como ressignificar e transformar os resíduos da indústria têxtil de maneira criativa e sustentável”, aponta Michelle. Ao todo, serão 20 participantes em um intervalo de quatro meses entre as oficinas.
O edital Ideias para um Mundo Melhor já impactou positivamente cerca de 9 mil pessoas por meio dos projetos selecionados. A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), realizado pela fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil em Itabirito. Os projetos escolhidos devem ser desenvolvidos em um prazo de 12 meses e serão acompanhados pela empresa.