O Container das Artes está chegando em Santa Bárbara (MG). Oferecendo aulas gratuitas de circo, percussão, dança e teatro, além de noções e experiências práticas em sustentabilidade para crianças e jovens, de 7 a 14 anos, o projeto ‘estacionará’ no Centro Esportivo Santa Bárbara (CESB) pelos próximos três meses. Além disso, a iniciativa capacitará profissionais locais, também de graça.
A formação de agentes culturais será realizada de 23 a 26 de abril e as aulas terão início no dia 29. As inscrições já podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Cultura e Desenvolvimento do Turismo, na Av. Conselheiro Afonso Pena, 116 – Centro.
Idealizado e executado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio da Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, o Container das Artes aposta nas atividades práticas como ferramenta de cidadania, além de deixar um legado para essas cidades.
Santa Bárbara (MG) será a terceira cidade contemplada com o projeto. Antes, o Container das Artes foi realizado em Santa Maria do Itabira e em Barão dos Cocais , com um feedback muito positivo da população.
“É muito gratificante poder participar de um projeto que oferece atividades artísticas e culturais de forma gratuita para crianças e jovens. Não tenho dúvidas de que isso é uma forma de deixarmos um legado pelas localidades que passamos”, afirmou Laura Lopes, coordenadora de cultura do IDEC.
Sustentabilidade – Pensando em levar o conceito de sustentabilidade, alinhado com o que há de mais moderno em energia limpa, os contêineres funcionam com captação de energia eólica e solar. Desta maneira, servem como exemplo direto nas aulas ministradas sobre o tema, que também fazem parte da grade em todas as cidades. Uma parede verde, montada pelos próprios alunos, em uma aula de plantio, também é deixada como legado em cada município atendido pela iniciativa, assim como toda estrutura e o material utilizado para as aulas.
SERVIÇO
Container das Artes – Santa Bárbara(MG)
Inscrições – Secretaria Municipal de Cultura e Desenvolvimento do Turismo, Av. Conselheiro Afonso Pena, 116, Centro – 08h às 17h