No dia 2 de julho, durante um evento online, Camila Ribeiro, consultora do Projeto Desenvolve Mulher Empreendedora, apresentou um estudo sobre empreendedorismo feminino e medidas de desenvolvimento para conselheiras, consultoras e representantes do Sebrae Nacional.
O estudo revela que o empreendedorismo vai além do modelo organizacional, destacando-se como um conjunto de atitudes que incluem energia, iniciativa, visão e responsabilidade pessoal. “O empreendedorismo feminino não é apenas uma questão de igualdade de gênero, mas um impulsionador econômico essencial,” afirmou Camila Ribeiro.
Entre os dados apresentados, destacam-se os resultados de uma pesquisa do Sebrae de 2022, que mostrou um aumento significativo no número de mulheres donas de negócios. O estudo aponta que 10.344.858 mulheres são empreendedoras, com um aumento de 30% no número de empregadoras em comparação com 8% entre os homens. Além disso, a pesquisa revelou que as mulheres continuam buscando mais capacitação do que os homens, demonstrando um forte compromisso com a gestão eficiente de seus negócios.
O estudo também evidencia o impacto econômico e social dos negócios liderados por mulheres, que muitas vezes priorizam ambientes de trabalho inclusivos e práticas de responsabilidade social corporativa. “As mulheres empreendedoras trazem inovação e novas perspectivas, contribuindo significativamente para o crescimento econômico e a competitividade global,” afirmou Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC Nacional.
Trata-se de mais do que uma narrativa de igualdade de gênero. O empreendedorismo feminino é um impulsionador econômico fundamental. Celebrar as conquistas do empreendedorismo feminino é imperativo, assim como reconhecer os desafios e apoiar as mulheres que estão moldando positivamente o futuro dos negócios e contribuindo para o crescimento sustentável do PIB.
A gravação do evento será disponibilizada no YouTube do CMEC. Clique aqui e assista.
Saiba mais sobre o projeto Desenvolve Mulher Empreendedora > https://cmecmulher.com.br/desenvolvemulherempreendedora/
Conheça o estudo na integra > https://cmecmulher.com.br/desenvolvemulherempreendedora/files/Produto2TR007.2_Estudo-CamilaRibeiro_CTR183_23V2.1.ajust.pdf
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
QUEILA SOFIA JESUS DIAS LAZO
comunicacao@institutoolgakos.org.br