As populares marcas de chocolate Nestlé e Ferrero Rocher foram as mais buscadas na Páscoa deste ano entre os consumidores, de acordo com o aplicativo de localização de descontos Lessy. O aplicativo, que colabora com os principais supermercados para oferecer as melhores ofertas aos brasileiros e, ao mesmo tempo, oferecer um portal digital para lojas off-line, registrou um aumento de até 1175% nas pesquisas relacionadas à Páscoa em relação ao fim do mês de fevereiro, quando os consumidores começaram a garantir seus produtos. Essas descobertas vêm da notícia de que os consumidores brasileiros podem ter consumido entre 13 e 15% a mais do que no ano passado durante a Páscoa, apesar dos preços de produtos como ovos de Páscoa terem subido 20%.
“Embora os preços dos produtos essenciais para a Páscoa, como o azeite, o peixe e os tradicionais ovos de chocolate estejam em alta, os grupos de pesquisa de consumo ainda viram um grande impulso para os supermercados”, comenta Mathias Ferraz, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Lessy no Brasil. “No entanto, os supermercados também devem estar cientes de que a quantidade de brasileiros que agora compram e realizam suas próprias pesquisas online antes mesmo de entrar em uma loja física aumentou drasticamente.”
Embora os consumidores brasileiros não deixem que o aumento dos preços os impeça de aproveitar a Páscoa, Mathias argumenta que os seus hábitos de compra certamente mudaram. “2024 é o ano do smart shopper, principalmente quando se trata de descontos”, explica. “Desde as primeiras vendas do ano até a semana do consumidor, vimos lojas oferecendo descontos de até 80-90% em produtos, a fim de conquistar o costume desta nova geração de consumidores que usa o poder do online e do offline para encontrar as melhores ofertas.”
Lessy prevê que o balanço da Páscoa seguirá o mesmo padrão de grandes gastos, mas também de grandes descontos. As próprias descobertas do aplicativo mostram que os termos de pesquisa que registraram o maior aumento durante o período que antecedeu o feriado incluem: Nestlé 1175%, Ferrero Rocher 900%, Hershey’s 317%, Lindt 300%, Mondelez 297% e Arcor 33%. A procura por panetones também aumentou 100%.
“O interesse certamente está presente, desde marcas mais caras, como Lindt e Ferrero Rocher, até opções mais baratas, como Nestlé e Hershey’s, além dos populares e tradicionais bolos estilo panetone, sendo a Arcor a marca de maior destaque”, continua Mathias. “Para aumentar o tráfego na Páscoa, seria sensato que as lojas oferecessem descontos atraentes em itens essenciais, como ovos de Páscoa e panetone. Com um localizador de descontos on-line como a Lessy, os supermercados podem incentivar os consumidores brasileiros a visitar suas lojas, onde poderão recompensá-los por seus clientes com mais descontos, promoções e pontos de fidelidade.”
O Brasil é um dos líderes globais em comércio eletrônico e vendas on-line, mas uma proporção significativa dos consumidores do país permaneceu fiel às lojas físicas, isso quando se trata de compras de alimentos e produtos de mercearia. No entanto, a mesma pesquisa mostra como o mercado está mudando. Mathias argumenta que “oferecer descontos on-line para os consumidores que fazem compras na loja física pode ser a maneira perfeita de os supermercados se adaptarem a essa nova realidade ‘phygital’ e ao ano do consumidor inteligente.”