Performance poética por meio da dança de palavras, uma narrativa que envolve um corpo que expressa as suas emoções através da arte. Lançamento da editora Patuá, “Dança de Samambaias” é o segundo livro de poesias da autora Girlene Verly que estará disponível para os leitores mineiros no dia 10 de abril, a partir das 18h, no Casarão da Cultura São Vicente de Minas, com o apoio da Prefeitura Municipal.
São poesias e imagens que se entrelaçam para contar histórias. Girlene é doutora em Letras pela Federal de Minas Gerais e também é professora de dança, especializada em Dançaterapia. Em sua vida, a arte das palavras e do movimento sempre estiveram presentes e, portanto, transbordam no papel, trazendo à tona a faceta escritora da artista que com leveza lança, ao seu público, versos sobre o movimento do corpo e sobre a vida tal como enxerga a escritora: uma dança a ser experienciada.
Segundo a escritora e professora de escrita criativa Vanessa Passos: “os versos dessa obra fazem pirouettes e fouettés com a leveza e a segurança de uma poeta que sabe a que veio. A autora revela suas referências: Graham, Ducan, Baush. O ritmo é um convite ao movimento, às sensações e à experiência da dança. A autora-bailarina confia na sua performance e faz um pas de deux, com o leitor que, sem dúvidas, não há como sair ileso da leitura desses versos,” argumenta.
Paralisia
“ouço, por entre olhares
por entre dentes, postes
e lágrimas contidas:
a dança intimida
e dá medo
pois digo, este intruso paralisa
e a letargia está na contramão
da poesia que se move
o movimento cura
a austera vida
quando a muDança
mesmo calada
nos desvenda
um secreto contorno
e olhar
para as novas cores
encarnadas
que nos habitam”
Dança de Samambaias, Girlene Verly.
FICHA TÉCNICA:
Título: Dança de Samambaias
Autora: Girlene Verly
Editora: Patuá
Gênero: poesias
Preço: R$50,00
Onde encontrar: site da editora https://www.editorapatua.com.br/ ou diretamente com a escritora.
SERVIÇO:
Lançamento da obra “Dança de Samambaias”, de Girlene Verly.
Quando: dia 10 de abril de 2024, a partir das 18h, no Casarão da Cultura São Vicente de Minas.