A preparação para a Black Friday, ao contrário do que muita gente imagina, começa com mais ou menos um ano de antecedência, ou pelo menos deveria. Especialmente para lojistas que possuem demandas elevadas durante o período ou que gostariam de ter. Pensando nisso, conversamos com Rafael da Cunha, CEO da Climba Commerce, plataforma de e-commerce.
De acordo com o também empresário do ramo de lojas virtuais, o planejamento deve ser uma constante para empresas do setor.
“E-commerce tem muito a ver com relacionamento. Não adianta chegar em novembro para oferecer um desconto e achar que as vendas vão explodir. Obter resultados tem a ver com a construção de caminhos entre erros e acertos”, explica Rafael.
A partir disso, o especialista listou algumas dicas para o pós-Black Friday dos lojistas.
Confira.
Avaliação de desempenho
Segundo Rafael, na análise da Black Friday, é crucial examinar não apenas as vendas, mas também o tráfego no site, a eficácia das campanhas de marketing, a experiência do cliente e a logística.
“Identificar as estratégias e produtos que se destacaram é chave para o sucesso contínuo,” aconselha Rafael da Cunha, CEO da Climba Commerce.
Coleta e análise de feedback
Rafael também explica que é fundamental coletar feedback de todas as partes envolvidas no processo para decisões mais assertivas. Consumidores, funcionários e parceiros devem ser ouvidos.
“Essas perspectivas de diferentes pessoas oferecem insights valiosos sobre os aspectos que funcionaram bem e aqueles que precisam de melhorias,” aconselha.
Revisão de tendências de mercado e produtos
O especialista também orienta que é preciso que o gestor ou empresário se mantenha atualizado sobre as tendências de produtos ao longo do ano.
“Observar as tendências de consumo é fundamental para a obtenção de bons resultados durante a Black Friday. Em muitos casos, o consumidor está esperando uma condição diferenciada para fazer a compra. Essas oportunidades devem ser aproveitadas se antecipando a esses movimentos”, comenta.
Planejamento de marketing e promoções
Parte da antecipação descrita por Rafael também passa por um bom planejamento de marketing e promoções.
“As campanhas devem ser planejadas com bastante antecedência e tanto dados de vendas quanto de comportamento do consumidor, e isso inclui a leitura das tendências, devem ser analisados para a tomada de decisão”, explica.
Planejamento de estoque e logística
Rafael, que atua neste mercado há mais de doze anos, também explica que o planejamento de estoque e de logística são a base de um e-commerce.
“É básico explicar para o gestor ou dono do e-commerce que os prazos devem ser cumpridos. Mas, isso não acontece em um passe de mágica. É preciso ter organização e processos bem definidos para garantir entregas eficientes”, comenta.
Quando o assunto é estoque, é preciso de muita atenção. Sem produtos no e-commerce, não há vendas. A dica do CEO Rafael, é analisar a Curva ABC para ver se os produtos que mais vendidos estão com estoque, e caso não tiver, se organizar para comprar os produtos com antecedência.
Quando se trata de gestão de estoque, é crucial manter uma atenção especial. A ausência de produtos implica diretamente na falta de vendas. A sugestão do CEO Rafael é realizar uma análise da Curva ABC para verificar se os produtos mais vendidos estão disponíveis em estoque. Caso contrário, é recomendável planejar antecipadamente a aquisição desses produtos.
Treinamento de equipe
Por fim, o fundador da Climba Commerce também explica que é preciso investir na preparação da equipe, especialmente nas áreas de atendimento ao cliente, marketing e operações.
“É preciso planejar escalas e reforçar a equipe para lidar com o aumento de demanda”, diz.
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