A preocupação com a boa saúde vem transformando os critérios de escolha da água mineral natural que o brasileiro leva para a casa. Tão importante quanto a procedência do produto e a proporção equilibrada de nutrientes, a qualidade do envase permite ao consumidor ter em mãos não apenas a prática garrafinha que se leva ao trabalho, à academia, ao show ou a quaisquer outros lugares. Para empresas como a Lindoya Verão, preocupada com a segurança e a integridade da água desde a fonte até consumo final, o envase constitui a aplicação de padrões rigorosos de higiene, o controle eficiente de qualidade e a conformidade regulatória vigente no Brasil.
Da mesma forma que a natural, a água mineral cumpre a função de saciar a sede. No entanto, por trazer em sua composição um aporte de nutrientes, a mineral desempenha um papel ainda mais efetivo na saúde. O produto comercializado pela Lindoya Verão desde 1951 é natural de fontes da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo. Em cada garrafa de água, predominam nutrientes como bicarbonato, cálcio, sódio, magnésio, potássio.
Na preservação da qualidade da água mineral natural, todas as operações de envase devem cumprir regulamentações e normas governamentais relacionadas à produção de alimentos e bebidas. São estas exigências que nos orientam a investir em melhoria contínua para a manutenção de processos que definem, inclusive, materiais e procedimentos seguros em todas as etapas. Com a implantação de um sistema de rastreamento, a Lindoya Verão consegue ainda acompanhar cada lote do produto, garantindo transparência e responsabilidade sobre qualquer problema associado à qualidade.
Nos últimos anos, avanços significativos têm sido aplicados à tecnologia relacionada ao envase de água mineral natural, contribuindo para atitudes ambientalmente corretas e para um produto de qualidade superior. Com a automação de sistemas, há um controle mais preciso dos processos, reduzindo o risco de erro humano. O monitoramento em tempo real é outro fator de segurança que favorece respostas rápidas a qualquer desvio nos padrões de qualidade.
O desenvolvimento de materiais de embalagem mais avançados, e aqui se incluem plásticos recicláveis de alta qualidade e materiais biodegradáveis, converge para a preservação da qualidade da água mineral, evitando contaminação por substâncias indesejadas. Avanços na análise de água, com sensores sensíveis e métodos de detecção mais precisos, permitem uma avaliação minuciosa em todas as fases do processo de envase.
A qualidade da água mineral em uma garrafa bem envasada se mantém por um período considerável, desde que atendidas as condições de armazenamento e conservação informados nas embalagens. A água mineral gaseificada da Lindoya Verão conserva sua integridade por um período de seis meses; a água mineral natural, por dois anos. E esta também é uma condição aliada da boa saúde do consumidor que escolhe nosso produto.
*Junia Silveira Granconato, head de Qualidade na Lindoya Verão, soma 17 anos de atuação no mercado de Água Mineral Natural. Formada em Química Industrial e Engenharia de Produção (Unifia/Amparo), é pós-graduada em Gestão de Pessoas e Educação Corporativa (Anhanguera). Tem atuações em normas, legislações e requisitos de segurança alimentar, como HACCP, Food Defense, BPF, auditoria interna, microbiologia, físico-química, entre outros.