Por Adriano Sambugaro
Adaptabilidade, flexibilidade e eficiência são três palavras-chave para o mundo do varejo moderno, se aproximando cada vez mais de tecnologias que aprimoram a gestão e permitem que os pontos de operação sejam transformados.
A principal preocupação em implantar experiências favoráveis aos consumidores faz da tecnologia um artifício de investimento ainda mais importante. A pesquisa da consultoria Opinion Box e da empresa Dito, de 2023, revela que 86% dos entrevistados acreditam que a tecnologia contribui grandemente para o processo de compra.
Impactando diretamente as rotinas, os benefícios começam na produtividade e otimização de processos, até a influência em uma gestão mais eficiente e um atendimento mais eficaz. Avançando mais a cada dia, a relação entre a tecnologia e o varejo tem representado o momento de aproveitar oportunidades e superar desafios.
A frente de caixa e a transformação digital
Um dos pontos mais críticos na operação de um estabelecimento varejista é a frente de caixa. A eficiência dessa área tem o poder de determinar a satisfação do cliente a produtividade da loja. Lendo essa preocupação, tecnologias como o self-checkout e o monitoramento das operações com integração de dados em tempo real tem revolucionado a forma como as transações são realizadas e controladas.
Explicando de forma simples cada funcionalidade e suas vantagens, temos o self-checkout como um impulsionador da autonomia dos clientes, que podem escanear e pagar seus produtos de forma autônoma, reduzindo filas e agilizando o processo de compra. Porém este novo recurso, traz novas preocupações para os varejistas, como o aumento de perdas por erros operacionais, fraudes e até o efeito contrário do objetivo inicial, com lentidão no processo caso o suporte não seja adequado. É aí que entra a tecnologia novamente, para elevar o nível da experiência de compra na área de autoatendimento, com o atendimento instantâneo via chat e monitoramento em tempo real das operações.
Este monitoramento em tempo real é uma ferramenta de gestão que também pode ser aplicada nos checkout tradicionais, com cobertura de imagens completas e inteligentes associados aos dados do cupom, auxiliando na resposta rápida a possíveis incidentes, além de permitir a fiscalização remota de operações, agilizando muito as validações que antes precisavam da presença de um fiscal.
A gestão de estoque e a necessidade de inteligência
Como sabemos, a tecnologia tem como sobrenome a adaptabilidade e a flexibilidade, dois elementos que contribuem grandemente para a gestão de estoque. Sistemas de gestão de inventário baseado nas tecnologias avançadas e artificiais oferecem uma visão em tempo real dos níveis de estoque e permitem que o controle seja mais preciso.
Um exemplo claro para essa melhoria é a tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência), com rastreamento automático de produtos, desde a entrada no armazém até a disposição nas prateleiras. Com o RFID, é possível realizar inventário de uma loja inteira em poucos minutos, localizar itens com facilidade, e manter a visibilidade de estoque atualizada o que é extremamente importante para vendas omnicanal. Ao mesmo tempo, servem como alertas, prevenindo perdas quando produtos são removidos sem autorização.
A inovação integrada no varejo
Investir na integração de tecnologia na gestão do varejo cria um ecossistema inteligente de grande ganho operacional de ponta a ponta. Além de tornar a loja um ambiente amplamente adaptável e flexível, capaz de responder rapidamente às mudanças e exigências do mercado, a experiência dos consumidores também está sendo levada em consideração.
Através de uma compra agradável e personalizada, varejistas se mantém competitivos no mundo dos negócios, aproveitando dos resultados gerados para análise de insights e informações que se transformam em mais oportunidades de melhoria.
É, portanto, um ciclo virtuoso e contar com especialistas para orientar e guiar a implementação correta e saudável dessas tecnologias é o primeiro passo. A tecnologia, sendo complexa, precisa contar com especificação detalhada da infraestrutura necessárias, com estratégias eficientes para atingir a segurança e a gestão eficiente que ajuda a alavancar os resultados do varejo.
*Adriano Sambugaro é CEO da Inwave
Sobre a Inwave
A Inwave é uma empresa focada em soluções inovadoras e inteligentes voltadas ao mercado de varejo. Com mais de 15 anos de experiência, a Inwave conta com seu próprio Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, para decifrar as últimas tendências tecnológicas e encontrar novas formas de revolucionar o mercado varejista. Com o foco no desenvolvimento, a Inwave traz soluções que auxiliam o varejista a reduzir perdas, melhorar a experiência de compra e a transformar toda a gestão de varejo. Alguns clientes Inwave são Carrefour, Super Nosso, Cencosud, Muffato, Villefort, Super Adega, Supermercados Andreazza, Nike, Centauro, Riachuelo, Lacoste, Torra e dezenas de outras redes no Brasil, além de varejistas na Europa e América Latina.
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STEPHANIE FERREIRA
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