Brasil, julho de 2024 – A Politize!, maior organização da sociedade civil de educação política do Brasil, inaugura, neste mês de julho, uma nova fase e anuncia o início de seu processo de internacionalização. A iniciativa propõe ressignificar a política em mais países da América Latina – de início, no México, Colômbia e Argentina – e fortalecer suas culturas democráticas, ao expandir e desenvolver conteúdos focados nestas regiões.
No Brasil, a Politize! já lidera no campo da educação política, somando 113 milhões de usuários em seu portal de conteúdos e 4000 conteúdos desenvolvidos em diferentes formatos. Além disso, a organização já formou 2.941 jovens lideranças e impactou 15.730 professores e 222.758 estudantes no ensino público. O desejo, agora, é expandir seu impacto e fortalecer a cultura e participação política nos países vizinhos.
Em uma primeira etapa, serão produzidos artigos de texto e infográficos complementares, repetindo o fluxo existente no Brasil, onde iniciaram, em 2015, com um portal de conteúdos, e ampliaram a sua atuação a partir de 2018, com o treinamento de jovens lideranças, oferta de materiais e formações na educação básica e, mais tarde, desenvolvimento de campanhas para engajar a juventude no processo eleitoral. Cada país terá um portal próprio, de modo a priorizar a adaptação de conteúdos para a sua cultura, atentando-se às suas próprias especificidades e particularidades.
“Nossa expectativa a longo prazo é expandir a produção de conteúdo para todos os países da América Latina, ao mesmo tempo em que queremos testar a replicação de nossas metodologias de treinamento e campanhas em países onde nosso conteúdo tem grande aceitação”, comenta Gabriel Marmentini, Cofundador, Diretor Executivo e Presidente da Politize!.
A ampliação da atuação da Politize! acontece em um momento em que a democracia na América Latina perdeu apoio na última década, ao mesmo tempo em que cresce o respaldo ao autoritarismo, especialmente entre os mais jovens, como aponta o Latinobarómetro 2023 – segundo o estudo, apenas 48% dos latino-americanos preferem, hoje, a democracia como regime político.
A lacuna da educação política, a fragilidade da cultura política e a baixa ou pouco qualificada participação social não são problemas públicos exclusivos do Brasil, como avalia Gabriel Marmentini. “As crises democráticas têm sido uma tendência preocupante a nível global, com um crescimento do extremismo. Entendemos que, enquanto uma organização que busca fortalecer a democracia, também se torna nossa missão expandir a oferta de conhecimento político para outros países, aumentando a cultura política entre fronteiras e estimulando a participação social na região”, diz o Presidente da Politize!.
Marmentini ressalta, ainda, a cooperação de organizações aliadas locais em cada país para auxiliar na divulgação dos conteúdos: no México, Accountabilty Lab México e Ollin; na Colômbia, Extituto de Política Abierta e CIVIX Colombia; na Argentina, CLAYSS e Democracia en Red; e no Chile, a Fundación Ciudadanía Inteligente. Essa colaboração exalta o trabalho de rede da Politize!, algo já presente na atuação da OSC aqui no Brasil.
A expansão do portal com conteúdos políticos, tornando-o ainda mais democrático, ao passo que os países vizinhos possam também ter acesso à educação política de forma gratuita, didática e suprapartidária, é o diferencial da Politize! nessa internacionalização. “A nossa experiência no Brasil, desde 2015, vem sendo muito próspera, indicando que há um produto de interesse nacional. Para além da escala, temos uma expectativa muito grande de que o processo de internacionalização seja o primeiro grande movimento para um posicionamento global da Politize!, o que pode nos trazer mais legitimidade e conexões”, finaliza Marmentini.
Sobre a Politize!
A Politize! é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua para que cada vez mais pessoas se interessem pela política, aumentando a participação cidadã nos espaços de tomada de decisão que impactam todos os brasileiros. A missão da organização é formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia, levando educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar, de forma plural, didática, gratuita e suprapartidária.
Para isso, a Politize! conta com plataformas online com milhares de conteúdos gratuitos, didáticos e plurais sobre política; forma lideranças cidadãs para resolver problemas públicos; oferece materiais pedagógicos e treinamentos para professores levarem a pauta da cidadania para o Ensino Médio público; e desenvolve campanhas informativas e de engajamento para fortalecer a cultura e participação política no Brasil.
Acesse o site da Politize! e saiba mais: https://www.politize.org/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
lucas.martos@sherlockcomms.com