A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o projeto de lei do deputado federal Marangoni (União/SP), que reconhece a Festa de San Gennaro, realizada no município de São Paulo, como manifestação da cultura nacional.
A Festa de San Gennaro se tornou um dos eventos de rua mais populares de São Paulo e faz parte do calendário oficial da cidade.
Promovida pela Igreja de San Gennaro, na Mooca, na capital de São Paulo, a festa existe desde 1973 e é realizada em setembro.
De algumas pequenas barracas que funcionavam dentro do salão paroquial a festa estendeu-se para as ruas Lins e San Gennaro. Pouca coisa mudou em todos esses anos: ainda é gratuita, lotada de barracas de bebidas e comidas típicas, como massas e doces italianos.
A renda vai para as obras assistenciais da Igreja San Gennaro.
“Como bom italiano, carrego comigo as tradições, principalmente as gastronômicas. A Festa de San Gennaro, além de manter a tradição de muitas famílias italianas, atrai pessoas de todas as regiões do país, turistas, e se tornou importante pilar de desenvolvimento econômico e cultural na cidade de São Paulo, contribuindo na geração de renda e empregos diretos e indiretos”, disse o deputado.
O relatório foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e segue para votação no Senado Federal.
História
A fachada da igreja austera e simples, esconde um interior suntuoso e acolhedor, composto por 10 santuários nas laterais do salão principal.
Fundada no dia 2 de fevereiro de 1914, a igreja de San Gennaro foi uma das responsáveis pela evangelização da comunidade da Mooca na época fabril.
A Festa de San Gennaro se trata de uma das principais festas do gênero da cidade de São Paulo e consiste, basicamente, de três atividades principais: as missas solenes, a procissão de San Gennaro e as festas externas realizadas nas ruas Lins e San Gennaro no bairro italiano da Mooca, sempre em setembro. No ano passado, foram comemorados 50 anos da tradicional festa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RODRIGO TELMO LICO
licojornalista@gmail.com